Camboriu
Ao lado as bonitas praias de Itajaí

Rivo Biehl.

Mercado Público, o melhor da região e marco histórico da vizinha cidade.

Mercado Público, o melhor da região e marco histórico da vizinha cidade.

Conhecida como cidade portuária, Itajaí distante 20 minutos de Balneário Camboriú, também oferece um roteiro com várias opções de praias. De todas, a mais conhecida por turistas e moradores da região é a Brava, que garante muito agito e diversão.

 

Mas tem também praias para a família, com mar calmo, e praias com mar agitado, procuradas para a prática do surf. Na alta temporada, as praias vizinhas são bem frequentadas.

 

As praias são acessíveis através da Rodovia Osvaldo Reis (ao final da Avenida do Esatado) ou pela Estrada da Rainha (ao final da Avenida Atlântica, sentido norte). Em menos de meia hora é possível chegar até elas. Todas são próximas uma das outras.

 

Praia Brava crescendo para todos os lados

 

É o point da região na alta temporada, sendo a praia mais movimentada de Itajaí, conta com infraestrutura completa, e oferece casas noturnas e bares para todos os gostos.

 

É cercada pela Mata Atlântica, seu mar é agitado e bom para a prática do surf. É próxima aà Praia dos Amores e dao Morro do Careca, que pertencem a Balneário Camboriú.

 

O morro é procurado por quem quer curtir uma vista da praia central de Balneário e da Brava, sendo um ponto de encontro para esportes radicais, como salto de parapente e asa-delta, e prática de rapel e escaladas.

 

A Brava vem sofrendo forte impacto imobiliário, com a construção de prédios luxuosos, que estão mudando seu visual radicalmente.

 

O isolado Canto do Morcego

 

Também conhecida como Praia da Solidão, é uma praia isolada e procurada para descanso. O acesso à praia só é possível através de uma trilha ou pelas areias da Praia Brava, quando a maré está baixa.

 

O mar é muito agitado, sendo bastante procurado por surfistas. Em um dos paredões que cercam a praia fica a Caverna do Morcego, uma gruta que se formou com a ação do mar ao longo do tempo e, como o próprio nome da praia diz, é habitada por muitos morcegos.

 

A sempre movimentada Praia de Cabeçudas

É uma das praias mais urbanizada e movimentada de Itajaí, oferecendo hotéis, pousadas e restaurantes em sua orla. O mar é tranquilo e pode ser curtido por pessoas de todas as idades. A praia conta com um trapiche natural, formado por pedras situadas ao centro da praia, dentro do mar. Permite a prática de voo livre, iatismo e windsurf.
 

 

Praia do Jeremias, águas limpas e mansas


Os poucos metros de extensão da praia, juntamente do mar de águas limpas e mansas fazem com que seja ideal para a família toda, até para as crianças. As águas calmas fazem com que a praia seja o recanto de praticantes de caiaque e outros esportes náuticos.

 

O imponente Bico de Papagaio

A formação rochosa é um dos atrativos turísticos mais conhecidos de Itajaí, sendo um dos cartões postais da cidade. Segundo a prefeitura, originou-se após as explosões necessárias para a construção da via que liga o centro às praias.
 

 

 

Praia da Atalaia, a mais central

Esta praia é a mais próxima do centro da cidade, ficando ao lado do Bairro Saco da Fazenda. É uma praia rasa, com poucas ondas, mas bastante frequentada por surfistas. Conta com chuveiros, posto salva-vidas, restaurantes e estacionamento. É palco de campeonatos de futebol, vôlei e outros esportes na areia.

 

Na Praia do Molhe, surfe noturno

É uma extensão da Praia da Atalaia até o Molhe, sendo excelente para a prática do surf – a praia conta com iluminação especial para a prática do surf noturno. Conta com quiosques, chuveiros e estacionamento.

 

O farol da Praia do Molhe

Um dos principais atrativos turísticos de Itajaí, bastante frequentado por turistas e moradores, que podem apreciar as praias através dele e andar de skate, patins ou caminhar. O farol, situado no final do molhe, é aberto ao público e acessível através de escadas. De lá se pode observar toda a extensão da praia de Navegantes, o município vizinho, e as praias Atalaia e Cabeçudas.

 

(Textos e fotos: Renata Rutes e Prefeitura de Itajaí).


Quinta, 13/3/2014 16:58.










© Diretos reservados - Jornal Página 3