AMA Itinerante, projeto inédito na educação municipal de Balneário Camboriú, começou nesta segunda

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O projeto AMA Itinerante, que será desenvolvido dentro das escolas da rede municipal, é inédito e considerado um avanço na educação de Balneário Camboriú.

A execução do projeto foi apresentada pela direção da AMA Litoral SC para a Secretaria da Educação e nesta segunda-feira, começou com uma reunião de apresentação para os gestores escolares. À tarde, a equipe da AMA se apresentou em algumas escolas.

Cátia Franzoi, fundadora e integrante da diretoria da AMA Litoral, disse que ‘após anos de sonho, estudo e planejamento, o projeto está iniciando neste ano de 2022.

Ele tem por objetivo tornar mais próximo e contínuo o diálogo entre a equipe terapêutica multidisciplinar e educadores da rede municipal, profissionais que precisam caminhar alinhados e em sintonia para que o indivíduo com Transtorno do Espectro Autista consiga superar suas dificuldades e ter um aprendizado com qualidade.

“É um projeto que vamos desenvolver dentro das escolas levando para lá a parte clínica. Vai dar um suporte muito grande, tanto para professores, para oferecer uma qualidade ainda maior, capacitando-os, auxiliando as escolas”, segue Cátia.

Ela acrescentou que com o avanço significativo nos casos de TEA, atualmente, é cada vez mais frequente matrículas de crianças e adolescentes na rede regular de ensino e, através desse avanço dos diagnósticos, aumentou também a preocupação com o ambiente escolar.

“Sentindo a preocupação das escolas diante das dificuldades diárias que encontravam, seja ela de aprendizagem ou comportamental, pois cada indivíduo apresenta dentro do espectro características específicas, juntamente com suas comorbidades, tornando-se assim um desafio constante para os educadores”, comentou Cátia, uma das fundadoras da AMA Litoral.

Muitas reuniões, trocas e estudos de casos aconteceram entre a instituição e o departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação. Destes estudos e encontros nasceu a expectativa de ampliar esse serviço, dando ainda mais excelência e qualidade à inclusão, implantando nos núcleos de educação ‘O Profissional Itinerante nas Escolas’.

Ele será um suporte diário entre a instituição e a escola com o propósito de minimizar as limitações e ampliar as potencialidades do sujeito, em prol da verdadeira inclusão de pessoas com necessidades especiais, pois a aprendizagem, é algo dinâmico e precisa a participação ativa de todos”, afirmou Cátia, destacando que a AMA já realiza esse trabalho há cerca dos seus 14 anos de história, em formato de orientação e suporte para as escolas.

“Porém diante das estatísticas e do aumento dos casos muitas vezes se torna inviável a constância nos diálogos para alinhar estratégias que supram as demandas específicas de cada estudante detalhadamente e aí está o principal objetivo do AMA Itinerante”, completou Cátia.

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