Aniversário de Balneário Camboriú com programação virtual e presencial: exposições artísticas e festival gastronômico

Relacionadas

Pelo segundo ano consecutivo as principais festividades de aniversário 🎂 de Balneário Camboriú, que comemora 57 anos, na próxima terça-feira (20), não serão realizadas, por causa da pandemia.

O corte do Bolo que este ano teria 57 metros de comprimento (o tamanho sempre acompanha a idade da cidade), a Festa dos Amigos, sempre na beira mar e o Casamento Coletivo que este ano teria 57 casais, não acontecerão.  

A comemoração será principalmente de forma online, mas acontecem alguns eventos presenciais, como exposições artísticas e o festival gastronômico Balneário Saboroso.  

O secretário de Turismo, Geninho Góes, lembra que normalmente é a Secretaria de Turismo que reúne todas as informações e a programação de aniversário da cidade, tanto as organizadas por secretarias municipais como as de clubes de serviço e iniciativa privada, formatando então um único calendário de eventos. 

“Três eventos do aniversário de Balneário eram organizados pelo Turismo: a Cãominhada (que aconteceria no sábado, 10, e foi adiada para setembro), a Festa dos Amigos e a Festa do Bom Sucesso, mas como estamos no nível gravíssimo de Covid, sem perspectiva de melhora 100%, decidimos não fazer. O momento não permite nada presencial”, explica.

🎈 Aniversário, ‘presente para moradores’: BC DAY

BC DAY – atrativos turísticos com desconto ou gratuitos para moradores de Balneário (Divulgação)

Geninho salienta que o aniversário da cidade não é algo ‘turístico’ e sim um presente para os moradores da cidade, que poderão usufruir até mesmo de entradas gratuitas e descontos de até 50% nos atrativos turísticos do município com o ‘BC DAY’, organizado pelo Núcleo de Turismo, da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc) desde 201 (saiba mais aqui). 

“É uma data importante para os moradores comemorarem, mas não é uma data turística, porque é feriado só aqui, nas outras cidades não, por isso não caracteriza uma data que atrai turistas, mas claro que é super importante”, acrescenta.

🔖 Programação

A prefeitura planejou abrir a programação dos 57 anos na segunda-feira (12) com uma homenagem especial aos profissionais que trabalham na vacinação da Covid-19, que seriam lembrados com faixas em um vôo de balão na Praia Central. Não deu certo, o tempo não ajudou. A nova data é dia 30, 6h30, mas vai depender das condições climáticas. 

📰 Doação do acervo do jornal Página 3 ao Arquivo Histórico

Acervo foi entregue ao Arquivo Histórico (Foto: Waldemar Cezar Neto)

Foi realizada na segunda-feira (12). O jornal está completando 30 anos neste mês e doou para o Arquivo Histórico todo o seu acervo de edições impressas (saiba mais aqui). 

🌱 Aniversário do Horto Municipal

Horto Municipal e sua produção (Divulgação/PMBC)

Realizado nesta quarta-feira (14), com uma oficina de panificação com plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e lançamento do Guia Prático de Plantas Medicinais, na Secretaria do Meio Ambiente. 

👯‍♀️ Espetáculo ‘Dançando por Balneário Camboriú

Espetáculo ‘Dançando por Balneário Camboriú’

No sábado (17), das 17h às 20h, com transmissão online e gratuita (clique aqui). O link será disponibilizado no site e redes sociais do Studio, além do Instagram: @studioadrianaalcantara. São apresentações gravadas dos bailarinos do Stúdio Adriana Alcântara, realizadas em pontos turísticos, como a Ilha das Cabras, Praia Central, Passarela, Praça e Capela de Santo Amaro, na Barra, Parque Ecológico Raimundo Malta, Teatro Municipal Bruno Nitz, Barra Multieventos Hamilton Linhares Cruz, ZOO  – Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, Beco do Brooklyn, Praça da Cultura, Praça Tamandaré, Praia de Taquarinhas, Praça Higino João Pio, Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, Cristo Luz, Tedesco Marina, Parque Unipraias Camboriú, Pista de Skate Barra Sul, Calçadão da Central, Molhe Barra Sul, Molhe Barra Norte, Complexo Turístico do Morro do Careca, Praia do Coco, Deck do Pontal Norte e Heliponto da Procave Empreendimentos.

🤗 BC Abraça Você

Dia 20, às 19h, Live com participação de artistas de Balneário Camboriú e bate-papo sobre os potenciais do município. Será transmitida através das redes sociais da prefeitura (@prefeituradebc).  

☕ Lançamento do Café com História

21 de julho, às 19h, nas redes sociais da prefeitura. Será o primeiro informativo do Arquivo Histórico – serão impressos alguns e também disponibilizado de forma online. O informativo foi criado porque era comum a Fundação Cultural receber arquivos de fotos que não tinham origem. Com o apoio de moradores antigos, conseguiram descobrir qual momento era, quem estava nas fotos, e reuniram tudo nesta primeira edição do Café com História. 

🖖🏼 Intervenção Artística no Espaço Urbano

Live Intervenção Artística no Espaço Urbano será transmitida do Beco do Brooklyn dia 22 (Divulgação)

22 de julho, às 19h, transmitida diretamente do Beco do Brooklyn (na Avenida Atlântica), nas redes sociais da prefeitura – Participam diversos artistas que vão discutir a arte urbana de Balneário, que está crescendo cada vez mais e ‘transformando a cidade’ com painéis que são verdadeiras obras de arte e criando um ‘roteiro’ de ‘galeria de arte urbana’.   

🖼 Exposição ‘Artesanato com Identidade Cultural

Exposição inaugurada no último dia 4 na Casa Linhares, no Bairro da Barra, ao lado da Praça do Pescador. A mostra reúne os trabalhos feitos por artesãos selecionados nos editais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, ocorrida em 2020. Estão expostas produções em madeira, cerâmica, conchas e tecido, confeccionadas com técnicas tradicionais e contemporâneas.   

Na criação das peças, os artesãos usaram matérias-primas locais ou se inspiraram na iconografia de Balneário como tema. A visitação é de segunda a sexta-feira das 12h às 18h. É obrigatório o uso de máscara e há controle de entrada de pessoas (podem entrar na Casa Linhares até dois visitantes por vez).   

Os produtos premiados nos editais da Lei Aldir Blanc constam no Catálogo Artesanato CulturaBC, disponível no site culturabc.com.br. O trabalho dos artesãos também pode ser visto na Feira Online (culturabc.com.br/feira-online), criada ainda em 2020 pela Fundação Cultural.

Mais eventos 

🍲 Feijoada do Lions

Dia 17 – Lions Clube Balneário Camboriú Centro realiza neste sábado a 27ª edição da sua feijoada beneficente – evento ‘clássico’ no mês de aniversário de Balneário, mas desta vez acontece na modalidade drive-thru, em decorrência da pandemia de Covid-19. Os cartões estão sendo vendidos por integrantes do Lions e a feijoada será entregue, das 11h às 14h, no Salão da Igreja Santa Inês, na rua 910.   

🐕 Abraço Animal

Dia 27 de julho será lançado o site do Abraço Animal, programa de proteção aos animais de Balneário, com canais de denúncia, informações sobre adoção de cães e gatos, etc. Já no dia 28 será lançado o concurso para escolha da mascote do programa, com ações nas escolas.

🍽 Balneário Saboroso

Festival gastronômico Balneário Saboroso segue até fim de julho (Divulgação)

A 12ª edição do festival gastronômico de Balneário Camboriú, o Balneário Saboroso, segue até o próximo dia 31. Participam 27 restaurantes, com os mais variados cardápios (R$ 69,90 por pessoa o menu completo – entrada, prato principal e sobremesa). O Saboroso voltou a acontecer em julho, seu mês ‘original’, já que a última edição, por conta da pandemia, aconteceu em novembro/2020, em um formato voltado para o verão. Todos os menus e programação paralela pode ser conferida clicando aqui.

📸 BC Foto E-spaço

BC Foto E-spaço está disponível de forma virtual

Com três exposições, a Galeria Virtual do projeto BC Foto E-spaço pode ser conferida de forma virtual em uma sala especial criada em 3D, disponível para visitação (clique aqui). As exposições “Corpo Espaço”, “Corpo Ausência” e “Corpo Presença” podem ser vistas até o fim do ano (dezembro/2021).   

Desenvolvido pela empresa Brasil Imagens, o projeto BC Foto E-spaço Galeria Virtual foi contemplado com recursos financeiros da Lei Federal Aldir Blanc, por meio da Fundação Cultural de Balneário. A Galeria Virtual foi inaugurada durante o BC Foto Festival, que ocorreu de 22 a 25 de junho, com programação online.   

💃🏼 Exposição PerformaXs

Exposição PerformaXs está na Biblioteca Pública (Divulgação)

Até 6 de agosto, na Biblioteca Pública. Com 30 obras que registram performances em oficinas de teatro e imagem. O projeto, concebido pela CIA Ler e Viver, ofereceu formações gratuitas de atores com o objetivo de proporcionar aos participantes uma experiência em dramaturgia da imagem. As fotos, captadas também pelos participantes, registram o processo desenvolvido no decorrer das oficinas, especialmente performances feitas no fim da formação. A exposição poderá ser visitada até 6 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h. Os frequentadores deverão respeitar os protocolos para evitar a disseminação da Covid-19, como o uso de máscara, de álcool em gel e o distanciamento entre as pessoas.   

🎶 Ciclo de Concertos de Música de Câmara

Ciclo de Concertos de Música de Câmara será online

De 28 a 31 de julho, apresentações online e gratuitas de música erudita, com a participação de músicos de renome regional e internacional. Os quatro concertos serão transmitidos pelo canal do YouTube, sempre às 20h. A iniciativa tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú.   

Gravados respeitando as medidas preventivas contra a Covid-19, os concertos destacam o piano em diferentes formações musicais: acompanhado de canto, violino, saxofone e a quatro mãos. Participam das apresentações os músicos Alberto Damián Montiel (Argentina/Brasil), Luan Cavalleri (Brasil), Marcos Pablo Dalmacio (Argentina/Brasil), Adriana Platchek (Brasil), Ricardo Figueira (Uruguai) e Mariana Airaudo (Uruguai).    

Se você sabe de mais algum evento que não foi citado nesta matéria ou está organizando alguma ação, contate a reportagem do Página 3 via WhatsApp (47) 99923-4298.

The post Aniversário de Balneário Camboriú com programação virtual e presencial: exposições artísticas e festival gastronômico first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também