Balneário Camboriú conta com nove praias, desde a mais movimentada -a Praia Central-, até as agrestes ao sul e as mais reservadas ao norte. Há opções para todos os gostos, confira:
Praia Central
A mais movimentada e conhecida, com quase sete quilômetros de extensão, teve sua faixa de areia alargada em 2023. É o espaço ideal para quem procura diversão e serviços, pois em sua orla há bares, restaurantes e comércio variado. Faz parte do cenário urbano, está ‘dentro’ da cidade, localizada ao longo da Avenida Atlântica, cercada de prédios de luxo, local preferido para caminhadas. Tem áreas reservadas para prática de esportes e uma ciclofaixa compartilhada de maneira um tanto caótica e insegura entre corredores, ciclistas, patinetes, rollers, skates etc. O banho de mar oferece riscos e quem não está acostumado deve respeitar a sinalização e ficar próximo aos postos de salva-vidas.
Não deixe lixo na praia.
Laranjeiras
É uma das preferidas dos turistas, porque tem águas tranquilas e boa infraestrutura. Conta com um calçadão onde há lojas, bares e restaurantes. O banho de mar é seguro na maior parte do tempo, com ondas pequenas. O acesso é pela Rodovia Interpraias, que interliga todas as praias agrestes.
Não deixe lixo na praia.
Taquarinhas
Seguindo pela Interpraias, está Taquarinhas, preservada, com extensão de apenas 600 metros, com areia grossa e águas límpidas. O mar, dependendo do dia, é de “tombo” e oferece riscos. É uma ótima opção para os que preferem praias menos movimentadas. Não deixe lixo na praia.
Taquaras
Na sequência vem Taquaras que é uma das praias preferidas dos moradores de Balneário Camboriú, contando com boa estrutura de bares, restaurantes e estacionamentos. Bom local para mergulho e requer cuidado com os costões. O mar pode ser brabo e afunda rapidamente, portanto se não saber nadar tome muito cuidado. A Praia de Taquaras possui a certificação ambiental Bandeira Azul, concedido a praias que atendem a uma lista de critérios ambientais, dentre eles a qualidade da água.
Não deixe lixo na praia.
Pinho
Em seguida vem a Praia do Pinho, a primeira praia oficial de naturismo do Brasil. Escondida por morros e costões, é administrada por uma associação que defende os ideais naturistas. Tem alguma infraestrutura de camping, um pequeno hotel, algumas casas, alimentação e lazer. O ambiente deveria ser familiar, mas nem sempre é. Por questões de segurança, não recomendamos para turistas que não tenham alguma experiência ou relacionamento com o local.
Não deixe lixo na praia.
Estaleiro
A praia do Estaleiro também recebe anualmente a Bandeira Azul. Com bela paisagem, não é indicada para banho se a pessoa não tiver experiência com mar. Possui água limpa e ondas grandes, além de alguns restaurantes. Tem um pico de surfe na ponta sul.
Não deixe lixo na praia.
Estaleirinho
Ao lado está a Praia do Estaleirinho, a última do lado Sul de Balneário Camboriú. Também distinguida com a Bandeira Azul, tem água e areia limpas. Possui excelentes pousadas e restaurantes. A faixa de areia não é muito larga e há salva-vidas.
Não deixe lixo na praia.
Prainha e Praia do Buraco
Acessíveis pelo deck do Pontal Norte (que não deve ser visitado à noite porque é inseguro), há duas praias. A primeira é a Prainha, conhecida também como Praia do Canto. Possui apenas 50 metros de extensão e costuma ser visitada por poucas pessoas. Com águas limpas e calmas, proporciona vista e ótimas fotos da Praia Central – o mar, a Ilha das Cabras e os prédios.
Ao final do deck fica a Praia do Buraco, mais preservada, com poucas pessoas e ondas mais fortes, ideal para surfistas. Ela fica em frente ao resort Infinity Blue, mas é de acesso público. Há um posto de guarda-vidas e é preciso atenção, porque o mar é agitado. Também existe uma passarela ligando ao Morro do Careca, outro atrativo conhecido do lado Norte da cidade.