Atletas de Balneário Camboriú estreiam no Mundial de Marcha Atlética em Omã nesta sexta-feira

Relacionadas

Os atletas de Balneário Camboriú, Lilian Bittencourt e Heron Miranda, farão as primeiras provas do Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes, na cidade de Mascate, capital de Omã, na madrugada desta sexta-feira (4). Eles são campeões brasileiros nos 10km da categoria Sub-20, que vai abrir o Mundial.

O Brasil é um dos 46 países que disputam a competição, que será aberta a 1 hora da madrugada, com a disputa dos 10 km sub-20 feminino, seguido, às 2h10, dos 10 km no masculino, na mesma categoria. 

A prova dos 20 km feminino será disputada a partir das 9h, de Brasília, com transmissão ao vivo pelo SporTV.

As provas de 35km (adultos) serão disputadas no sábado (5).

A seleção tem 15 atletas – sete mulheres e oito homens – todos marchadores que conseguiram os índices exigidos pela World nos 20 km e 35 km adulto masculino e feminino, além dos 10 km Sub-20 feminino e masculino.

A seleção brasileira tem boas expectativas, depois do primeiro título do Campeonato Sul-Americano por Equipes, no dia 6 de fevereiro, em Lima, Peru. O Sul-Americano tem um nível altíssimo, reunindo alguns dos melhores marchadores do mundo. 

A principal expectativa dos brasileiros é tentar os índices exigidos para o Mundial do Oregon, que será disputado em julho, nos EUA.

Percurso difícil

O técnico de Balneário Camboriú, Diogo Gamboa, um dos convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo, disse que a expectativa está presente, só estar entre os melhores do mundo, já é uma grande conquista.

O clima é parecido com o de Balneário Camboriú, disse o técnico, quente e a umidade relativa do ar em torno de 65% ajuda os atletas. 

“Não são condições ótimas, mas melhor do que treinamos. Porém o percurso é duro, tem uma grande subida no circuito de 2km, algo que não é normal na marcha atlética, principalmente num campeonato mundial. Eles treinaram bem, mas trabalhamos mais a adaptação deles aqui, fuso horário, acostumar com a alimentação porque a comida no Oriente Médio é muito apimentada, procuramos manter as características do habitual, mas todos estamos bem e confiantes. É uma experiência única, o convívio com atletas de outros países, outras línguas, outras culturas, acredito que faremos uma boa prova, a expectativa de marcas a gente deixa para segundo plano, porque o percurso vai dificultar muito, mas estaremos competindo, porque nada é impossível, o objetivo é representar bem a seleção brasileira e Balneário Camboriú”, disse Diogo Gamboa ao Página 3.

O Mundial de Marcha por Equipes estava previsto para 2020 em Minsk, na Bielorrússia, e foi adiado para 2021 por causa da pandemia global da Covid-19. No ano passado, as instabilidades políticas do país fizeram com que a World Athletics mudasse a competição para 2022 para Omã, país do Oriente Médio, que tem investido em competições esportivas.

Os atletas

Feminino

Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ) – 20 e 35 km

Elianay Santana Barbosa (CASO-DF) – 35 km

Mayara Luize Vicentainer (Timbó-SC) – 35 km

Nair da Rosa (AABLU-SC) – 35 km

Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) – 20 km

Lilian Bittencourt (Balneário Camboriú-SC) – 10 km sub-20

Gabrielly Cristina dos Santos (FECAM-PR) – 10 km sub-20

Masculino

Caio Bonfim (CASO-DF) – 35 km

Rudney Dias Nogueira (UCA-SC) – 35 km

Max Batista dos Santos (CASO-DF) – 35 km

Diego Pereira Lima (CASO-DF) – 35 km

Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) – 20 km

Lucas Gomes Mazzo (CASO-DF) – 20 km

Heron Miranda (Balneário Camboriú-SC) – 10 km sub-20

João Victor Silva Guimarães (CASO-DF) – 10 km sub-20

Programação

Sexta-feira (4/3)

1h00 – 10 km sub-20 – feminino

2h10 – 10 km sub-20 – masculino

9h00 – 20 km – feminino

Sábado (5/3)

0h00 – 35 km – masculino e feminino

9h00 – 20 km – masculino

*Horários de Brasília

A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições. 

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

The post Atletas de Balneário Camboriú estreiam no Mundial de Marcha Atlética em Omã nesta sexta-feira first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também