Baderna causada por algumas conveniências será um dos assuntos na reunião desta segunda-feira

Relacionadas

O Colegiado de Segurança realiza uma reunião aberta ao público, nesta segunda-feira (14), a partir das 19h, na Casa dos Conselhos. O encontro debaterá diversos assuntos de interesse da comunidade, com destaque para a perturbação do sossego alheio causada por algumas conveniências e bares da cidade.

Segundo o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Balneário Camboriú (CONSEG BC) e organizador da reunião, o advogado Valdir de Andrade, a reunião é aberta para a comunidade participar. 

Os representantes das forças de segurança também foram convidados, mas apenas o Comandante da Polícia Militar, Tenente-Coronel Daniel Nunes da Silva, havia confirmado presença até a manhã desta segunda.

“A pauta é extensa, mas é muito importante a participação da comunidade”, diz.

Perturbação do sossego alheio

Um dos assuntos que será discutido é de interesse da comunidade. O Página 3 vem noticiando desde o ano passado a baderna que algumas conveniências e bares da cidade causam, atrapalhando vizinhos. 

“Acompanhamos as matérias do Página 3 e também sabemos de alguns casos, como a Convena 77, na Rua 1.916. Os vizinhos vão representar contra, já tem 70 assinaturas. Tem situação que não tem mais jeito, viram a noite em festa, até às 10h”, conta. 

Será apresentada na reunião a possibilidade da criação de um tribunal comunitário de mediação para tentar resolver situações do tipo. 

“E também vamos citar o quanto a legislação de ruídos precisa ser mais respeitada e realmente verificada a questão dos decibéis”, comenta.

Preocupação com efetivo de segurança

Outro tema recorrente que será abordado será o efetivo das polícias Civil e Militar da cidade, que precisam de reforço. 

O efetivo da Polícia Civil será discutido em reunião que acontecerá dia 21, em Florianópolis. 

“Vai vir um buraco negro novamente, que é o pós-verão, os PMs que não tiraram férias vão tirar, se não conseguirmos que alguns PMs que vieram para o verão permaneçam vamos ter problemas, a Guarda Municipal também vai dar férias pós-Carnaval. Poderemos ter um ‘vácuo’ entre março e abril, que já aconteceu em outros anos”, salienta Valdir. 

Motofrete e motoboys e trânsito sem ruído

Algo que incomoda os moradores de Balneário é a questão dos ruídos de trânsito, causados principalmente por motocicletas com escapamento aberto. 

“Vamos falar sobre a regulamentação de motofrete e motoboys, para que seja cumprida na cidade a legislação federal, para que os motociclistas tenham habilitação correta e sigam as regras do trânsito”, afirma.

Videomonitoramento coletivo

Será apresentado no encontro o projeto que propõe videomonitoramento coletivo em Balneário Camboriú. Há bairros da cidade, como a Praia dos Amores, que já adotaram a proposta e conseguiram até mesmo auxiliar a Polícia Civil na resolução de um homicídio ocorrido em janeiro na cidade (relembre aqui: https://pagina3.com.br/seguranca/casal-suspeito-de-matar-homem-na-praia-dos-amores-foi-preso/). 

“Encaminhamos as imagens para a Polícia Civil, a ideia é fazer adesões em toda a cidade, custa R$ 39,90 por morador – e com esse projeto é possível saber como está a rua, redondeza, proximidades etc., podem participar empresas e moradores”, conta.

Curso de agentes comunitários de segurança

O CONSEG-BC quer também realizar, a partir de abril, um curso para agentes comunitários de segurança, aberto a todos os moradores da cidade. 

Haverá três níveis, um para a comunidade geral, outro para quem quer saber mais sobre o tema e um terceiro com carga horária superior para aqueles que desejarem atuar como agentes comunitários de segurança, tratando de diversos temas ligados à segurança pública.

Base comunitária da Barra Sul

Durante a reunião também será discutida a situação da base comunitária da Barra Sul, onde funcionava um quiosque na Avenida Atlântica. O local encontra-se fechado. 

“Está provado por A + B que centro de segurança é possível, não tem mais desculpa que não funciona. Temos que abrir, a comunidade se uniu, investiu, poderia estar aberta com estagiário de Direito, um agente comunitário de segurança. A Secretaria de Segurança tinha entendimento de serem contrários ao procedimento de ‘isolar’ agentes de segurança em uma base, mas aí fizeram o centro de operações na praia e viram que é positivo, esperamos que a base seja reaberta”, conclui.

Para conferir a reunião virtualmente, basta acessar o Facebook (https://www.facebook.com/Conselho-Comunit%C3%A1rio-de-Seguran%C3%A7a-de-Balne%C3%A1rio-Cambori%C3%BA-CONSEGBC-682806525171086/) ou Instagram (https://www.instagram.com/consegbc/).

A Casa dos Conselhos fica na Rua 1.822, no centro de Balneário Camboriú

Valdir com o presidente do Legislativo Marcos Kurtz no Fórum de Segurança ano passado

The post Baderna causada por algumas conveniências será um dos assuntos na reunião desta segunda-feira first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também