Balneário Camboriú é considerada destino turístico ‘classe A’ pelo Mapa do Turismo Brasileiro

Relacionadas

Balneário Camboriú acaba de ser anunciada como uma das cidades brasileiras a integrar a seleta lista dos munícipios ‘classe A’ no Mapa do Turismo Brasileiro. Junto de Balneário, figuram ainda, na região, Itapema e Bombinhas com o mesmo selo. 

O Mapa, que é feito pelo Ministério do Turismo, categoriza os municípios turísticos brasileiros para identificar as ações de promoção, necessidades de investimentos, qualificação e melhorias. 

A edição 2022 contou com um levantamento realizado nos três primeiros meses do ano e registrou mais de 2,5 mil cidades, nas categorias A até E, em 322 regiões turísticas do país. 

Santa Catarina teve 146 municípios que entraram no mapa, sendo 3,42% na categoria A; 8,90% na categoria B; 13,7% na categoria C; 54,8% na categoria D e 19,2% na categoria E.

O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Geninho Góes, explica que o Mapa do Turismo é um levantamento onde o Ministério do Turismo classifica as cidades em categorias, de acordo com a importância que o turismo tem para elas. É analisado oferta de hospedagem, geração de oportunidades de empregos diretos, atração de grande quantidade de visitantes domésticos e internacionais, e significativa arrecadação de impostos. 

“Em cima disso, classificam nas categorias, que vão de A a E. E Balneário é A, mostrando que para nós o turismo é prioridade e é de qualidade. É positivo porque nos tornamos vitrine para investidores, que vão procurar a categoria A para, por exemplo, trazer atrativos, novos negócios… é mais difícil investir em um município que não investe e não dá atenção para essa matriz econômica”, analisa.

Geninho avalia que ser ‘classe A’ é também um reconhecimento, e que pode ser positivo para Balneário no que diz respeito a verbas vindas do Governo Federal. 

“Não vão olhar para quem não leva o turismo a sério. Essa conquista é mérito das entidades que trabalham pelo turismo, da prefeitura e também das empresas. O turismo é, em Balneário, algo que a cidade abraça. Para mim, é uma grande responsabilidade ser secretário de Turismo de uma cidade classe A”, completa.

The post Balneário Camboriú é considerada destino turístico ‘classe A’ pelo Mapa do Turismo Brasileiro first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também