Balneário Camboriú levantou três Bandeiras Azuis: praias do Estaleiro, Estaleirinho e Tedesco Marina

Relacionadas

Pelo quarto ano consecutivo, Balneário Camboriú hasteou três Bandeiras Azuis, em solenidades realizadas nas praias do Estaleiro, do Estaleirinho e na Tedesco Marina, nesta quarta-feira (15).

O prefeito em exercício, Carlos Humberto Metzner Silva, a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloísa Furtado Lenzi e líderes comunitários participaram do hasteamento nas praias.

A diretora da Tedesco Marina, Juliana Tedesco dos Santos e o gestor, Vilmar Machiavelli (Cri) hastearam a Bandeira Azul na Barra Sul.

Em todo o país, apenas seis marinas receberam a certificação na temporada 2021-2022. Se a Tedesco Marina atender aos requisitos e for contemplada novamente no ano que vem, receberá um reconhecimento especial.

Selo Internacional

A Bandeira Azul é um selo internacional que identifica praias e marinas que foram aprovadas pelos juris nacional e internacional nos 34 critérios exigidos, relacionados à qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura, informação aos frequentadores e sensibilização ambiental.

Estaleiro e Estaleirinho ficam na região das Praias Agrestes de Balneário Camboriú, na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa Brava, onde ainda existe vegetação nativa. Há um ano, essa região tem um plano de manejo, que determina as diretrizes e regramentos para o desenvolvimento sustentável da APA.

“Quando unimos uma certificação internacional, que informa que a cidade tem gestão de praia, com um plano de manejo, que olhou para o ambiente, temos um indicativo de que podemos desenvolver a cidade e, ao mesmo tempo, buscar o convívio com a natureza”, disse a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi.

Durante a solenidade, Balneário Camboriú recebeu o prêmio

Destaque em Educação Ambiental, que faz parte do Programa Bandeira Azul.

Este prêmio é concedido às praias que conseguiram realizar atividades para manter a sociedade conectada com questões ambientais durante o isolamento social do Covid-19.

Em Balneário Camboriú foram realizadas várias atividades, incluindo episódios de webséries da Semana Bandeira Azul, com conteúdos educativos e bem-humorados.

A Bandeira Azul nas duas praias ficará hasteada durante a temporada de verão 2021/2022 e até a Páscoa (17 de abril). Ela fica hasteada enquanto há guarda-vidas na praia. À noite ela é recolhida.

A estréia

Em 2017, Balneário Camboriú recebeu a certificação do programa e na temporada 2018/2019, Estaleiro e Estaleirinho hastearam sua primeira Bandeira Azul. A terceira praia que vem tentando desde 2017 é Taquaras. A expectativa segue para a próxima temporada.

Na fase piloto, as duas praias atenderam os critérios, através da formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade.

Houve investimento na infra-estrutura, com a colocação de passarelas, decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas passaram por reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas também foram instaladas.

A Secretaria do Meio Ambiente realizou várias atividades de educação ambiental, não somente para moradores dos bairros, mas também para turistas.

“A avaliação das praias é anual. Todos os anos, o município tem que comprovar a capacidade de manter a praia limpa, de cumprir todos os critérios e também demonstrar o que já foi feito”, explicou a coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi.

Marina também

Juliana Tedesco, Cri Machiavelli e a coordenadora do Programa, Leana Bernardi (Divulgação/Like Comunicação)

A Tedesco Marina também recebeu pela primeira vez o certificado em 2018, depois de atender todos os critérios de seleção da Bandeira Azul, como ações de educação e informação ambiental, política e plano de ação ambientais e envolvimento comunitário, que segue realizando e ampliando todos os anos.

Além da Bandeira Azul, a Tedesco Marina já recebeu outras premiações de destaque, sendo considerada a Melhor Marina do Sul por duas vezes.

The post Balneário Camboriú levantou três Bandeiras Azuis: praias do Estaleiro, Estaleirinho e Tedesco Marina first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também