Leana Bernardi (Diretora técnica e Presidente do Instituto Ambientes em Rede), Nelson Oliveira, Luana Mocelin de Camargo (Especialista Ambiental da Semam), Livia Correa (Coordenadora de Projetos Especiais), Marlene Novaes (integrante do Júri Nacional do Programa Bandeira Azul, representando a ABITUR (Associação Brasileira de Ilhas Turísticas); Osnelio Francisco de Souza (Diretor de Desenvolvimento Ambiental e políticas especiais) e Onir Mocellin, vice-presidente da Sobrasa. (Foto Divulgação/Semam/BC) Leana Bernardi (Diretora técnica e Presidente do Instituto Ambientes em Rede), Nelson Oliveira, Luana Mocelin de Camargo (Especialista Ambiental da Semam), Livia Correa (Coordenadora de Projetos Especiais), Marlene Novaes (integrante do Júri Nacional do Programa Bandeira Azul, representando a ABITUR (Associação Brasileira de Ilhas Turísticas); Osnelio Francisco de Souza (Diretor de Desenvolvimento Ambiental e políticas especiais) e Onir Mocellin, vice-presidente da Sobrasa. (Foto Divulgação/Semam/BC)
Leana Bernardi (Diretora técnica e Presidente do Instituto Ambientes em Rede), Nelson Oliveira, Luana Mocelin de Camargo (Especialista Ambiental da Semam), Livia Correa (Coordenadora de Projetos Especiais), Marlene Novaes (integrante do Júri Nacional do Programa Bandeira Azul, representando a ABITUR (Associação Brasileira de Ilhas Turísticas); Osnelio Francisco de Souza (Diretor de Desenvolvimento Ambiental e políticas especiais) e Onir Mocellin, vice-presidente da Sobrasa. (Foto Divulgação/Semam/BC)

Balneário Camboriú recebe Bandeiras Azuis de três praias e da Tedesco Marina: hasteamento será em dezembro

Balneário Camboriú recebeu nesta sexta-feira (6), em Florianópolis, as Bandeiras Azuis da temporada 2026/2027 para as praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho. Além das três praias, a Tedesco Marina também renovou a certificação internacional, que exige o cumprimento de critérios de qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura e educação ambiental.

A entrega nacional aconteceu no Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha.

Em Balneário Camboriú, o hasteamento está marcado para 10 de dezembro, com cerimônia no restaurante Lido di Mare, no Estaleirinho.

Ao Página 3, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nelson Oliveira, destacou que a renovação exige um trabalho contínuo. Segundo ele, a permanência no programa depende da apresentação de análises, indicadores e comprovações de atendimento aos critérios, sujeitos à avaliação do júri.

O secretário acompanhou a entrega com a equipe da pasta e ressaltou a participação da comunidade no cuidado com as praias e com a qualidade das águas.

Renovação exige acompanhamento durante o ano

Estaleiro e Estaleirinho integram o programa desde a temporada 2018/2019 e renovam a premiação anualmente. Taquaras recebeu a primeira Bandeira Azul em 2022. Para Nelson, a manutenção do reconhecimento envolve diferentes frentes de trabalho. Ele citou investimentos e obras da Emasa, ações no Rio Camboriú e atividades de educação ambiental entre as iniciativas que contribuem para a qualidade ambiental do município.

O secretário também afirmou que a estrutura de banheiros das praias foi mantida ao longo do ano. Segundo ele, uma associação de moradores pediu uma verificação pontual, enquanto as demais estruturas estão preparadas para a reabertura e o funcionamento na temporada.

Praias terão ações de educação ambiental

A programação de verão contará com atividades de educação ambiental nas praias certificadas, por meio de contrato com a Univali. Nelson informou que o edital do Praia Limpa passou por ajustes para incluir cinco ações de educação ambiental nas praias Bandeira Azul, complementando o trabalho da universidade. Segundo ele, a mudança manteve o valor previsto para a participação das empresas na Praia Central, que terão apenas que fazer as atividades nas demais praias. As ações estão previstas para o período de 10 de dezembro a 15 de fevereiro.

Coleta de resíduos vai percorrer os bairros

Na entrevista, o secretário também anunciou uma programação de recebimento de óleo usado, pilhas e lixo eletrônico nos bairros.

A proposta é realizar uma ação na última quinta-feira de cada mês, começando em novembro pelo Bairro dos Municípios, próximo ao Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta (Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, s/n – Municípios).

O planejamento é levar a iniciativa a todos os bairros ao longo dos próximos 12 meses. Os detalhes sobre os pontos e horários de atendimento ainda deverão ser divulgados.

Outra frente é o recolhimento de pneus. Um coletor próximo à entrada do parque recebe o material, que precisa ser acondicionado de forma a evitar o acúmulo de água e a proliferação do mosquito da dengue.

Segundo Nelson, há um termo de cooperação com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para a retirada dos pneus quando o contêiner atingir sua capacidade.

Cooperativa prevê ampliar número de participantes

O secretário também relatou a ampliação da capacidade de atendimento da cooperativa de reciclagem. Segundo ele, a atividade beneficia atualmente 34 famílias, e a estrutura foi preparada para receber mais 16 participantes, podendo alcançar 50 famílias.

Nelson informou que a remuneração média fica entre R$ 4 mil e R$ 5 mil por pessoa e que há interessados aguardando para ingressar na cooperativa. A experiência, conforme o secretário, tem recebido visitas de representantes de outros municípios.

Ele defendeu que o trabalho do poder público seja acompanhado pela participação dos moradores, tanto na separação e destinação dos resíduos quanto na preservação dos espaços naturais.

Costa Verde & Mar reúne 19 destinos certificados

Na região turística Costa Verde & Mar, a temporada 2026/2027 terá 17 praias e duas marinas com Bandeira Azul. Segundo o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (Citmar), é a região turística brasileira com o maior número de premiações.

“Receber as Bandeiras Azuis reafirma a dedicação dos municípios na busca pela excelência. A premiação fortalece a imagem da Costa Verde & Mar como referência em sustentabilidade, qualidade e experiência para quem escolhe a região turística para viajar”, afirma a diretora executiva do Citmar, Zene Drodowski.

Em todo o Brasil, foram aprovadas 63 praias e 12 marinas, totalizando 75 destinos. Santa Catarina reúne 38 deles: 33 praias e cinco marinas.

Coordenado internacionalmente pela Foundation for Environmental Education (FEE) e, no Brasil, pelo Instituto Ambientes em Rede, o programa exige a comprovação anual de mais de 30 critérios.

A temporada 2026/2027 marca os 20 anos da iniciativa no país.

Confira a lista dos destinos certificados – Temporada 2026/2027

Praias certificadas:

  • Praia da Lage, Porto de Pedras – AL
  • Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL
  • Praia do Caribinho – Guarajuba, Camaçari – BA
  • Praia de Genipabu – Guarajuba, Camaçari – BA
  • Praia do Paraíso – Guarajuba, Camaçari – BA
  • Praia da Espera – Itacimirim, Camaçari – BA
  • Praia de Santo Antônio, Mata de São João – BA
  • Praia da Viração – Ilhas dos Frades, Salvador – BA
  • Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe – Ilha dos Frades, Salvador – BA
  • Praia do Cumbuco, Caucaia – CE
  • Praia da Azeda-Azedinha, Armação de Búzios – RJ
  • Praia das Caravelas, Armação de Búzios – RJ
  • Praia do Forno, Armação de Búzios – RJ
  • Praia José Gonçalves, Armação de Búzios – RJ
  • Praia de Tucuns – Trecho Parque das Dunas, Armação de Búzios – RJ
  • Praia do Pontal – Trecho Vila Industrial, Arraial do Cabo – RJ
  • Praia Lagunar Caiçara, Arraial do Cabo – RJ
  • Praia do Foguete, Trecho em frente a Lagoa das Garças, Cabo Frio – RJ
  • Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
  • Praia de Cidade Nova, Iguaba Grande – RJ
  • Praia de Ubás, Iguaba Grande – RJ
  • Praia do Sossego, Niterói – RJ
  • Prainha, Rio de Janeiro – RJ
  • Praia de Grumari – Trecho Central, Rio de Janeiro – RJ
  • Praia das Pedras de Sapiatiba, São Pedro da Aldeia – RJ
  • Praia da Vila – Trecho Canto da Vila, Saquarema – RJ
  • Praia de Itaúna – Trecho Pedras de Itaúna, Saquarema – RJ
  • Praia do Gravatá, Saquarema – RJ
  • Prainha, Saquarema – RJ
  • Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
  • Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
  • Praia de Taquaras, Balneário Camboriú – SC
  • Praia Central, Balneário Piçarras – SC
  • Praia da Barra do Rio Piçarras, Balneário Piçarras – SC
  • Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC
  • Praia da Ponta do Jacques, Balneário Piçarras – SC
  • Praia do Cerro, Barra Velha – SC
  • Praia da Conceição, Bombinhas – SC
  • Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
  • Praia da Tainha, Bombinhas – SC
  • Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
  • Prainha de Mariscal, Bombinhas – SC
  • Praia da Daniela, Florianópolis – SC
  • Praia da Lagoa do Peri, Florianópolis – SC
  • Praia do Moçambique, Florianópolis – SC
  • Praia dos Açores, Florianópolis – SC
  • Praia das Cordas, Governador Celso Ramos – SC
  • Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
  • Prainha de Itá, Itá – SC
  • Praia dos Molhes do Atalaia, Itajaí – SC
  • Praia de Itapema do Norte – Trecho Beira Mar III, Itapoá – SC
  • Praia do Mar Grosso, Laguna – SC
  • Praia da Bacia da Vovó, Penha – SC
  • Praia da Saudade, Penha – SC
  • Praia Grande, Penha – SC
  • Praia Vermelha, Penha – SC
  • Praia de Ubatuba, São Francisco do Sul – SC
  • Praia do Ervino, São Francisco do Sul – SC
  • Praia do Molhe, São Francisco do Sul – SC
  • Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC
  • Praia Grande, São Francisco do Sul – SC
  • Prainha – Praia da Saudade, São Francisco do Sul – SC
  • Praia do Tombo, Guarujá – SP
  • Marinas certificadas:
  • Stella Marina, Barra de São Miguel – AL
  • Iate Clube de Caiobá, Guaratuba – PR
  • Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ
  • Tedesco Marina, Balneário Camboriú – SC
  • Iate Clube de Santa Catarina, Florianópolis – SC
  • Marina da Conceição, Florianópolis – SC
  • Marina Itajaí, Itajaí – SC
  • Marina VillaReal, São Francisco do Sul – SC
  • Iate Clube de Santos – Sede Guarujá, Guarujá – SP
  • Associação Náutica Barreiros, Ilhabela – SP
  • Marina Kauai, Ubatuba – SP
  • Voga Marine, Ubatuba – SP.