Balneário inicia vacinação de 69+ neste sábado: comprovante de residência será obrigatório

Relacionadas

Balneário Camboriú inicia neste sábado (27) a vacinação dos idosos de 69 anos ou mais com a primeira dose da vacina contra Covid-19, das 8h às 17h, no drive-thru localizado no estacionamento do Ginásio Irineu Bornhausen, ao lado do CEM Ivo Silveira, na Avenida Santa Catarina, no Bairro dos Estados.

A novidade é que a partir de agora é obrigatório apresentar comprovante de residência, por conta do número de turistas que tendem a vir para o município [potencializado pelos ‘superferiados anticovid’ no Sudeste].

Imunização 69+

A vacinação dos idosos de 69 anos ou mais inicia às 8h, no drive-thru do CEM Ivo Silveira, seguindo até às 17h. Vale lembrar que as idades acima também seguem sendo imunizadas e podem ir ao drive-thru, que não é restrito apenas para os de 69 anos.
Balneário Camboriú recebeu, nesta sexta-feira (26), 3.680 doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e distribuída pelo governo do Estado.

A expectativa é que na próxima segunda (29) já comece a vacinação dos 68 anos ou mais.

Profissionais de saúde

Profissionais de saúde dos hospitais, que estão na linha de frente do Covid-19, também estão com a vacinação em andamento, além de profissionais de saúde com 60 anos ou mais. Esse último grupo também terá a idade avançada para 59 e 58 anos, a partir de segunda-feira, ambos necessitam comprovar vínculo empregatício.

Idosos acamados devem solicitar agendamento para que a imunização seja feita em domicílio, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), através do telefone (47) 3267-7049, também disponível para tirar dúvidas.

Comprovante de residência

A secretária de Saúde de Balneário, Leila Crócomo explica que a vacinação em Balneário é, evidentemente, focada nos moradores da cidade e naqueles que tem segunda residência (por exemplo, uma idosa mora em Curitiba, mas tem apartamento em Balneário e vem frequentemente para a cidade), mas se um morador de cidade vizinha vier se vacinar em Balneário, não será negado.

“Todos têm direito de vacinar e não podemos restringir. Penso que municípios vizinhos devem todos ser vacinados e façam uma corrente de imunidade para que não adoeçam. Não vamos negar a vacina, é um direito de todos. Queremos proteger os idosos o mais rápido possível e depois toda a população para que essa pandemia chegue ao fim”, comenta.

Até então, comprovante de residência não estava sendo exigido, somente documento com foto para comprovação da idade. Porém, como tendem a vir turistas de outros estados – como Rio de Janeiro e São Paulo já a partir desta sexta (26) por conta do ‘superferiado anticovid’, além de paranaenses e gaúchos para a Páscoa, a Secretaria de Saúde passará a cobrar o comprovante.

“Precisamos exigir para garantir que não falte vacina para os moradores de Balneário”, afirma.

Organização por idade para evitar aglomerações

Leila aproveita para lembrar que a vacinação em Balneário ‘está sendo bem organizada’ a fim de evitar problemas – a exemplo de Itajaí, onde filas estão se formando [na noite de quinta-feira, 25, já haviam carros esperando para a vacinação na manhã desta sexta, 26].

“Nos organizamos em Balneário para evitar isso. Sabemos que quanto mais avança a faixa etária, mais pessoas virão vacinar, por isso estamos fazendo de dois em dois anos (por exemplo, 73 e 72 em um dia, 71 e 70 anos no outro, etc.) para evitar aglomerações e que todos sejam atendidos rapidamente”, salienta.

Segundo Leila, em Balneário a fila inicia cerca de uma hora e meia antes da abertura da vacinação e ela lembra que as pessoas não precisam se antecipar tanto, pois há vacinas para todos.

“Compreendemos a ansiedade, mas não precisam correr. No horário da tarde, próximo das 17h [quando encerra a vacinação diária, que acontece das 8h às 17h em todas as UBS da cidade] é bem tranquilo. Inclusive a vacina já tem mostrado resultados positivos, ontem (quinta-feira, 25) não tinha nenhum paciente acima de 80 anos internado. Mesmo assim, os cuidados precisam continuar, porque mesmo quem foi vacinado pode pegar Covid e desenvolver a doença de forma leve”, diz.

13,4 mil pessoas vacinados na cidade

Desde 19 de janeiro, 13.452 pessoas foram vacinadas com a primeira dose em Balneário (dados de sexta-feira, 26), destes, 3.413 são profissionais da saúde, 9.962 são idosos com 72 anos ou mais e 77 são idosos residentes em Instituições de Longa Permanência. A cidade também já aplicou 4.382 unidades da segunda dose da vacina contra o Coronavírus.

Confira onde vacinar

– Unidade Básica de Saúde Central
Endereço: Rua 1500, nº 1100 – Centro
Telefone: (47) 3267-7012

– Unidade da Estratégia de Saúde da Família da Barra
Endereço: Rua Eleotério Cipriano Pinheiro, s/n – Bairro da Barra
Telefone: (47) 3267-7009

– Unidade da Estratégia de Saúde da Família do Bairro Ariribá
Endereço: Avenida dos Tucanos, nº 300 – Bairro Ariribá
Telefone: (47) 3267-7014

– Unidade da Estratégia de Saúde da Família do Bairro da Nova Esperança
Endereço: Rua Boa Vista, s/n – Bairro Nova Esperança
Telefone: (47) 3267-7135

– Unidade da Estratégia de Saúde da Família do Bairro da Vila Real
Endereço: Rua Dom Abelardo, nº 400 – Bairro Vila Real
Telefone: (47) 3267-7013

– Unidade da Estratégia de Saúde da Família do Bairro das Nações (CAS)
Endereço: Rua México, s/n – Bairro das Nações
Telefone: (47) 3267-7150

– Unidade da Estratégia de Saúde da Família do Bairro dos Estados
Endereço: Rua Pernambuco, s/n – Bairro dos Estados
Telefone: (47) 3267-7010

– Unidade da Estratégia de Saúde da Família do Bairro dos Municípios
Endereço: Rua Alfredo Wagner, s/n – Bairro dos Municípios
Telefone: (47) 3267-7192.

The post Balneário inicia vacinação de 69+ neste sábado: comprovante de residência será obrigatório first appeared on Página 3.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também