Balneário tem o maior efetivo de GM de SC e a segunda maior do Brasil: “Lutando contra um sistema”

Relacionadas

Balneário Camboriú tem o maior efetivo de Guarda Municipal de Santa Catarina: 170 guardas. O secretário de segurança da cidade, Antônio Gabriel Castanheira Junior, falou com o Página 3 sobre os desafios da tropa e a respeito da ‘luta’ contra o sistema: junto das polícias Militar e Civil os GMs fazem muitas prisões, mas o Judiciário nem sempre as mantém.

Balneário entre as cidades mais seguras do Brasil

Castanheira relembra que no ranking do ano passado das cidades inteligentes, Balneário ficou em primeiro lugar no quesito Segurança entre as cidades de 100 mil a 500 mil habitantes. Ainda no ranking de 2019, o município ficou em primeiro lugar entre todas as 700 cidades analisadas. 

“Somos a maior Guarda de Santa Catarina e a segunda maior do país proporcionalmente [de acordo com o número de moradores]. O resultado de Balneário estar entre as cidades mais seguras do Brasil com esse efetivo é alinhado também com a importância de estarmos sempre motivando esse efetivo com estratégias de planejamento para que nossos guardas sejam utilizados da melhor maneira possível”, explica.

Desafio: ‘luta’ contra o sistema

O secretário vê que o maior desafio da Guarda Municipal hoje é a ‘luta contra o sistema’: ele salienta que tanto a PM quanto a Polícia Civil se enquadram nisso. 

“Lutamos contra leis fracas, por mais que estejamos atuando muito, os nossos melhores resultados são limitados. Prendemos, encaminhamos para a delegacia, mas o que fazem lá já não nos cabe mais. Infelizmente, o Judiciário é muito benevolente. Fazemos muitas prisões, mas nem sempre elas são mantidas”, pontua.

Sem previsão de concurso para novos guardas

Segundo Castanheira, não há planos nesse momento para abrir novas vagas para a Guarda Municipal, porque além do período da pandemia não permitir concurso, o efetivo também está em seu ‘limite’. 

“Já atingimos o número que podemos ter, mas temos que repor os guardas que saíram, um faleceu, alguns pediram para sair, mas já estamos providenciando isso. É um número pequeno, antes tínhamos 174 GMs e agora temos 170. Nosso maior objetivo nesse momento é buscar estratégias novas para motivar a nossa tropa, conhecer bem a cidade, para, com o serviço de inteligência, posicionar a nossa equipe nos lugares certos e atingir os resultados desejados”, completa.

The post Balneário tem o maior efetivo de GM de SC e a segunda maior do Brasil: “Lutando contra um sistema” first appeared on Página 3.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também