Balneário terá mutirão de vacinação da gripe para todos que quiserem neste sábado

Relacionadas

A campanha da vacinação contra a Influenza (H1N1) vem registrando números baixos em todo o Brasil (34,2 milhões de pessoas ou 42% do público alvo), incluindo Santa Catarina, que vacinou apenas 45% da população alvo (a meta é 2.758.305 milhões de pessoas, mas menos da metade, 1.277.052 se vacinaram até o momento).

Em Balneário Camboriú a situação não é diferente: 24 mil pessoas vacinadas, aproximadamente 50% do esperado. Por isso, no sábado (10) haverá um Dia D (mutirão) de vacinação para toda a população, a partir dos seis meses, que quiser se vacinar. É necessário dar um intervalo mínimo de 14 dias entre a dose da vacina da Covid-19 e a da gripe.

Vacina para grupos prioritários até sexta 

A terceira etapa da 23ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1) segue até esta sexta-feira (9), em Balneário Camboriú – das 8h às 17h na Unidade Básica de Saúde Central, na Rua 1.500 e nas demais unidades de saúde ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. É necessário levar a carteira de vacinação e documento oficial com foto. 

Atualmente, a imunização é focada em pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens com medidas socioeducativas. 

As pessoas contempladas na primeira e segunda etapa da campanha ainda podem receber o imunizante, entre elas crianças com idade de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, povos indígenas, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, profissionais da educação e idosos com 60 anos ou mais. 

Vacina para todos, a partir de sábado 

A secretária de Saúde, Leila Crócomo, explica que a partir de sábado (10) todas as pessoas a partir dos seis meses de idade poderão se vacinar contra a gripe em Balneário Camboriú. “Este sábado será a melhor data para a vacinação, pois faremos o Dia D das 8h às 17h, com imunização na UBS Central, Ariribá, Vila Real e Barra. Mas, quem não puder ir no sábado, a partir de segunda-feira (12) também poderá se vacinar contra a gripe, lembrando que a melhor época é agora, no inverno, e que a vacina da gripe precisa ser aplicada anualmente, porque o vírus sofre mutação e todos os anos a vacina é diferente”, destaca. 

Sobre os baixos números, Leila salienta que Balneário está seguindo o movimento estadual e nacional e que isso é preocupante. Em 2020, a procura pela vacina da gripe foi alta. “Isso se dá porque em 2020 era a única vacina disponível, agora que há a do Covid é ela que todos querem. Com 24 mil pessoas estamos abaixo da meta, corresponde a 50% do geral, o desejável era 90%. É importante vacinar contra a gripe também porque com essa vacina, a mortalidade pela doença diminuiu, ela é eficaz e precisa ser feita todos os anos”, acrescenta. 

A secretária aproveita para recomendar que os moradores de Balneário mantenham suas casas com janelas abertas para que haja circulação de ar nos ambientes, assim como seguir a etiqueta da tosse, higienizar as mãos e seguir usando máscara – prevenindo não apenas o Covid, mas também a gripe. “Esperamos boa adesão a partir de sábado, porque tem muita gente que não é do grupo prioritário perguntando sobre a vacina da gripe, e agora vão poder ser imunizados”, completa.

The post Balneário terá mutirão de vacinação da gripe para todos que quiserem neste sábado first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também