Bandeira Azul: projeto Somos do Mar realiza ação neste domingo no Estaleiro

Relacionadas

A engenheira ambiental Diulie Tavares e o companheiro e oceanógrafo, Rafael Langello, ambos artistas de Balneário Camboriú, formam o projeto ‘Somos do Mar’, focado na consciência ambiental e em prol da limpeza dos oceanos.

(Divulgação/SomosdoMar)

Eles estarão neste domingo (13) das 10h às 16h com atividades lúdicas e brincadeiras relacionadas à educação ambiental na Praia do Estaleiro.

A programação cumpre um dos requisitos do programa Bandeira Azul, que é o de incentivar a educação ambiental nas praias que receberam a premiação Bandeira Azul para a temporada 2021/2022.

Diulie conversou com o Página 3 e contou que o Somos do Mar participou na primeira temporada do Bandeira Azul de Balneário, em 2019, no ano passado, com a websérie realizada e premiada (já que pelo Covid não foi possível realizar atividades presenciais) e agora novamente.

“No domingo vamos estar com a nossa tenda de atividades, que são jogos, brincadeiras, exposição, que trazem a questão do lixo do mar e conhecimentos sobre o oceano e das praias. O Somos do Mar conta com espetáculo, que vamos fazer em parceria com a prefeitura no dia 5 de março, na praça Higino Pio. Vemos que o Bandeira Azul traz muitos benefícios no sentido de ter gestão da praia, municípios que depender economicamente do turismo, como Balneário, precisam investir nisso, ainda mais aqui, onde a praia é a principal renda do turismo. E a praia bem cuidada, com boa gestão, acesso e banheiros, que é o que traz a Bandeira Azul é positivo para todos, assim como os cuidados ambientais”, diz.

A engenheira aproveita para citar que Balneário Camboriú por ser uma ‘cidade vitrine’ é muito importante trabalhar para manter a Bandeira Azul, como vem acontecendo.

“Levando a educação ambiental para as pessoas, incentivando-as a conhecerem a praia e a importância ambiental do lugar, como posso cuidar, papel como cidadão… por isso, convidamos quem puder participar das atividades no domingo. Será muito legal e no ambiente de praia, os adultos podem levar as crianças e também podem participar com a gente, todos se divertem e aprendem brincando”, pontua.

Ajude o Somos do Mar

(Divulgação/SomosdoMar)

O projeto nasceu em Balneário em 2017, depois em 2018 Diulie e Rafael fizeram a campanha de financiamento coletivo para levar o Somos do Mar para o litoral de todo o Brasil.

“Começamos a expedição em setembro de 2019, percorremos do Rio Grande do Sul até o litoral norte de São Paulo, atingimos cerca de cinco mil pessoas que participaram das atividades. Com a pandemia retornamos para Balneário e conseguimos valorizar esse lugar que nos acolheu. Estamos até 18 de março pela plataforma Catarse (catarse.me/somosdomaritinerante) para retornar o projeto original. Publicamos um livro durante a pandemia, que nos manteve, e agora queremos retomar a expedição. No link da plataforma o pessoal pode doar e como recompensa pode ganhar o nosso livro e/ou a camiseta que fizemos em parceria com a Santacosta”, conta.

Se a meta for atingida (R$ 25 mil) até dia 18 de março, a Portonave, apoiadora do projeto, vai dobrar o valor e os artistas conseguirão voltar com a expedição.

The post Bandeira Azul: projeto Somos do Mar realiza ação neste domingo no Estaleiro first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também