Bandeira Azul será hasteada em Balneário Camboriú na quarta-feira: são duas praias e uma marina

Relacionadas

Pelo quarto ano consecutivo, duas praias de Balneário Camboriú, Estaleiro e Estaleirinho, e a Tedesco Marina vão hastear a Bandeira Azul, em cerimônias que acontecem na quarta-feira (15). 

A Bandeira Azul é um selo socioambiental reconhecido em todo o mundo, criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. 

Estaleiro e Estaleirinho

Divulgação/PMBC

A cerimônia de hasteamento será às 9h de quarta-feira, no Restaurante Estaleirinho (Rua Higino João Pio, 320), com café da manhã e apresentação do músico Diogo Rosa. 

A secretária do Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi, destaca que Balneário nunca precisou ‘baixar’ a Bandeira, porque seguiu com rigor os 34 critérios. Se houver alguma inconformidade, a praia precisa baixar a Bandeira, corrigir, e só depois hastear novamente. 

“Em Balneário isso nunca aconteceu. Pelo quarto ano consecutivo estamos hasteando e nesse ano, durante a solenidade, também vamos receber o 1º Prêmio Destaque em Educação Ambiental, concedido pelas atividades que fizemos na temporada 2020/2021; realizamos uma websérie sobre educação ambiental que repercutiu em todo o país, a Semana Bandeira Azul (clique aqui), com conteúdos educativos e bem-humorados”, explica.

Como será neste verão

Maria Heloísa lembra que Balneário segue mantendo os mesmos critérios, como manutenção das passarelas de acesso às praias, limpeza da praia e da restinga, banheiros públicos e relação com os usuários e prestadores de serviços que atuam no Estaleiro e Estaleirinho. 

“A novidade não é no Estaleiro e nem no Estaleirinho, e sim em Taquaras! Vamos disponibilizar banheiro público, porque queremos tentar obter a certificação Bandeira Azul também com essa praia, aí teríamos três praias certificadas na cidade”, acrescenta.

No Estaleiro e Estaleirinho haverá monitores trabalhando com o público temas ligados à educação ambiental, além de fiscais de postura. 

“O que a gente quer é que as pessoas tenham boa experiência ao frequentarem as praias de Balneário. O Estaleirinho inclusive vai ganhar duas bandeiras [uma certificação somente, mas haverá duas para o público ver mais facilmente]. Queremos que as pessoas abracem essa causa junto conosco”, comenta.

Balneário segue buscando melhorar

A secretária pontua que a qualidade da água é o grande foco do Bandeira Azul, e que Balneário Camboriú segue buscando cada vez mais melhorar nesse sentido. 

“Hoje Balneário não tem mais praia poluída. Na praia central, quando há chuva intensa, alguns pontos ficam sujos porque a praia é urbana e super adensada, mas a chuva levar sujeira para o mar é algo normal. O problema de balneabilidade nós conseguimos vencer. 98% de nossa cidade é saneada hoje. Há vários critérios que temos que buscar e correr atrás e depende muito dos usuários também, mas temos o sonho sim de que, um dia, a praia central seja também Bandeira Azul. A recuperação da restinga [prevista na revitalização da Avenida Atlântica] é um dos pontos que estaremos focando agora. Ainda é um sonho distante [a certificação da praia central], mas é uma meta!”, completa.

Tedesco Marina também hasteará Bandeira na quarta

Divulgação/Marina Tedesco

A Bandeira Azul da Tedesco Marina também será hasteada na quarta-feira (15), em cerimônia marcada para às 14h. 

O empreendimento também está sendo certificado pela quarta vez consecutiva como modelo de sustentabilidade e segurança.  

Em todo o país, apenas seis marinas receberam o prêmio em 2021. 

A diretora da Tedesco Marina, Juliana Tedesco, comemora que o momento será, ‘como sempre’, muito importante para todos que fazem a gestão da Marina. 

“Pouquíssimas marinas recebem este certificado e é uma honra fazer parte de um grupo tão seleto”, afirma.

A Tedesco Marina recebeu pela primeira vez o certificado em 2018, depois de atender todos os critérios de seleção da Bandeira Azul, como ações de Educação e Informação Ambiental,  política e plano de ação ambientais e envolvimento comunitário. 

Além da Bandeira Azul, a Tedesco Marina já recebeu outras premiações de destaque, sendo considerada a Melhor Marina do Sul por duas vezes.

The post Bandeira Azul será hasteada em Balneário Camboriú na quarta-feira: são duas praias e uma marina first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também