Prefeitura confirma divergência entre prescrição e quantidade administrada; profissionais envolvidos foram afastados e caso está sendo investigado.
Um bebê de apenas 45 dias morreu na noite de quarta-feira (12), após ser atendido no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC) e posteriormente transferido ao Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí. A criança havia sido levada à unidade de Camboriú após apresentar uma reação alérgica.
A Prefeitura de Camboriú confirmou, nesta quinta-feira (13), que os registros do prontuário apontam que foi administrada uma quantidade de medicamentos superior à prescrita pelo médico.
Após perceberem o erro, o Samu foi acionado para transferir o bebê ao Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí.
O município pondera que ainda não é possível estabelecer relação causal entre a quantidade de medicamentos administrada e o óbito, destacando que a criança já chegou ao HCC com alterações clínicas importantes.
O Hospital Cirúrgico Camboriú é atualmente gerenciado pela Associação Hospitalar do Brasil (AHBR), responsável pela administração da unidade, organização dos serviços e gestão das equipes assistenciais.
A administração do hospital foi notificada pela prefeitura de Camboriú, em caráter de urgência, para apresentar a cronologia completa do atendimento, a identificação das equipes envolvidas, os procedimentos adotados, os protocolos de segurança utilizados e eventuais medidas implementadas após o episódio.
Também foi determinada a preservação integral dos prontuários, documentos, registros assistenciais e demais elementos relacionados ao atendimento.
A Associação Hospitalar do Brasil também anunciou a abertura de procedimento interno para investigar o atendimento. Segundo o diretor-presidente da entidade, Christian Salgado, a técnica de enfermagem e o médico pediatra diretamente envolvidos foram afastados cautelarmente, salientando que o afastamento não significa reconhecimento de culpa.