Biblioteca Pública de Balneário receberá melhorias em sua fachada

Relacionadas

A Biblioteca Pública Machado de Assis, que fica na Terceira Avenida, está passando por reformas e melhorias desde o ano passado e em breve começará a parte da fachada, que será bastante modificada.

Climatização e parte elétrica

A presidente da Fundação Cultural de Balneário, Denize Leite, explica que ‘várias coisas’ estão acontecendo no local, e relembra que no final de 2021 finalizaram a adequação da climatização da biblioteca.

“Foram instalados todos os ares-condicionados, em um investimento de mais de R$ 165 mil. Como aumentou o número de ar-condicionado, foi necessário adequar toda a parte elétrica, que está em execução e deve ser finalizado em duas semanas no máximo”, diz.

Nova fachada

Em paralelo a isso, a Secretaria de Planejamento Urbano está desenvolvendo um projeto de modificação da fachada da biblioteca, com o uso de brises e também uma nova pintura. “Se faz necessário modernizar. Temos que cuidar também com a questão da iluminação, a conservação dos livros e do Arquivo Histórico exigem isso. Estamos trabalhando no projeto e o objetivo é fazer a obra neste ano. Vamos ver a questão do recurso para alinhar uma licitação. Estamos em um momento em que a cidade pede essa reforma. A fachada atual é bonita mas a questão é também a manutenção. Alguns materiais que eram usados são difíceis de manter. Estamos focando para que ela fique mais bonita e também utilizando materiais mais fáceis para fazer manutenção”, acrescenta.

Biblioteca poderá receber painel de graffiti

Sobre a pintura, Denize antecipa que já estudam a possibilidade de desenvolver um projeto de graffiti na estrutura – um painel a exemplo de como é hoje o Teatro Bruno Nitz, já que a cidade vem sendo um exemplo com os seus painéis. O maior painel do Estado está em Balneário Camboriú: os lírios, que ficam embaixo do viaduto do Cristo Luz, na Avenida Martin Luther. 

“Vamos conversar com os nossos artistas para desenvolver um projeto bem lindo”, completa.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também