Caminho de Santa Paulina, experiências e emoções

Caminho de Santa Paulina, experiências e emoções

Por Marcos Vinícios Pagelkopf

O Caminho de Santa Paulina é uma experiência recheada de sabores e emoções.

Em maio completam dois anos de caminhadas do circuito. Hoje o roteiro conta com o apoio de várias propriedades que atendem com acolhida e as hospedagens são em pousadas, pousadas fazendas, sítios e também em residências particulares.

Estamos programando a caminhada oficial de aniversário e a comemoração do reconhecimento do Caminho pelo governo estadual.

O Caminho de Santa Paulina foi constituído pelo fato da Amabile Lucia Visintainer (Santa Paulina) ter caminhado nesse roteiro, conforme pesquisas feitas pelo historiador Isaque de Borba Correia. Fui convidado por ele em 2013 para fazer o diagnóstico turístico, a viabilidade e o reconhecimento do roteiro, desde então o Caminho está sendo usado como turismo religioso, cultural, rural, ecológico, gastronômico e também como via para os praticantes do cicloturismo. O governo oficializou o roteiro, com apoio das prefeituras envolvidas e também o aval do Santuário.

A procura está aumentando, um grupo de padres estão se programando para fazer o Caminho, eles estão vindo do norte e nordeste do país e está tendo muitos pedidos de informações sobre o roteiro que é recheado de experiências envolvendo fé, cultura, história e a deliciosa gastronomia rural e italiana.

A realização do circuito tem o apoio do Santuário junto com a união do poder público municipal e estadual, e com certeza os méritos maiores pelo sucesso ficam para os moradores que no percurso atendem os visitantes com carisma e amabilidade. São três pousadas e diversas propriedades recebendo esses turistas peregrinos.

Programem-se vocês também e venham caminhar em um dos melhores circuitos de caminhada de Santa Catarina, é auto guiado e tem 32 placas com indicações.

Informações pelo email [email protected]