China representa 80% dos negócios de importação e exportação de trade catarinense

Relacionadas

O comércio bilateral entre Brasil e China ultrapassou os US$ 100 bilhões em 2020. A China é hoje uma das principais fontes de lucro estrangeiro do Brasil, com investimento total de quase US$ 80 bilhões.

O mercado chinês também é o primeiro maior destino das exportações catarinenses. Só a Tek Trade, empresa especializada em comércio exterior com sede em Balneário Camboriú, possui a maior porcentagem de importação e exportação com o país asiático, atualmente em 80% do total de negócios.

“Até pouco tempo os Estados Unidos ocupavam o primeiro lugar em comércio com o Brasil, mas a China ultrapassou e é hoje o país que mais possui negócios com o Brasil e, com certeza, temos muito a crescer nesse mercado”, informa Rogério Marin, diretor da Tek Trade.

Atualmente a empresa mantém um grande volume nas exportações para a China, principalmente de commodities, em maior volume a soja, seguido pelo milho, madeira e, mais recentemente o óleo de amendoim.

“Apesar de estarmos passando por uma série de restrições geradas pela Covid-19, que mudou a posição política e a imagem da China no mercado mundial, isso não muda o fato de que o Brasil produz muita proteína animal e vegetal e o maior consumidor de proteína no mundo é a China, com uma população de 1,3 bilhão de pessoas”, complementa Marin.

Painel solar

Os painéis solares, que vem despertando o interesse e se desenvolvendo cada vez mais no Brasil, são importados da China, que detém 99% do mercado mundial de módulos fotovoltaicos. Atualmente, o governo brasileiro zerou o imposto de importação para equipamentos solares, o que deve impulsionar ainda mais o mercado de energia solar no país.

“A redução do custo deve estimular a criação de novos projetos tanto residenciais quanto empresariais. Mesmo quem não é do ramo percebe, analisando os números, que vale a pena investir em um sistema como esse. Devemos ter um incremento de 7% do volume de placas importadas no segundo semestre deste ano, se comparado com o mesmo período de 2019”, afirma Sandro Marin, também diretor da Tek Trade.

www.tektrade.com.br

Fonte: Rotas Comunicação

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também

Praça General José San Martin revitalizada foi apresentada à comunidade

A Praça General José San Martin foi reformada, recebeu várias melhorias e nesta segunda-feira foi apresentada em solenidade que contou com a presença de...

Pesquisa indica que 52% dos consumidores buscam produtos de proteína vegetal

Por Leticia Pakulski Pesquisa realizada pela Archer Daniels Midland (ADM) junto ao Ibope DTM apontou que 52% dos consumidores adotam o estilo de vida flexitariano...

Concerto de Natal online ou presencial com ingressos limitados

O Coral do Litoral realizará um belíssimo Concerto de Natal no próximo dia 11/12/2020, às 21h. Contará com a participação da soprano Kalinka Damiani e...