Conheça as propostas das chapas que concorrem à Associação Comunitária dos Moradores do Bairro da Barra

Relacionadas

A cada quatro anos, ocorrem as eleições para eleger as associações de moradores dos bairros de Balneário Camboriú, sob responsabilidade da União das Associações dos Moradores de Balneário Camboriú (Unibac). 

Atualmente são 18 na cidade, sendo que 12 já elegeram seus novos representantes, ocorrendo disputa no Bairro dos Pioneiros e Bairro das Nações (no dia 21, quando Sara Soares foi eleita presidente pela Chapa 2) e as demais chapa única, sendo declaradas vencedoras por “aclamação”. Agora, está em campanha o Bairro da Barra, onde duas chapas disputarão no próximo dia 12.

Saiba como votar

A eleição do Bairro da Barra acontece no domingo (12), das 9h às 16h, no Centro Educacional Municipal (CEM) Dona Lili, na Rua Fermino Tavares Cruz, nº 219.

Para votar, é preciso levar comprovante de residência, de comércio ou propriedade no Bairro da Barra e documento com foto. Só poderão votar residentes do bairro (maiores de 16 anos), proprietários de imóveis no bairro e proprietários de comércios da Barra.

Propostas

CHAPA 1 – Unidos para vencer

(Divulgação)

Adans de Oliveira, conhecido como Japa, é candidato à presidência pela Chapa 1; ele também é conselheiro fiscal do Conselho Comunitário de Segurança da Região Sul (Conseg Sul)

Japa (Arquivo pessoal)

“Sou morador do Bairro da Barra há 30 anos. Sou conhecido como Japa da Barra. Tenho um grupo de ações sociais que trabalha há mais de um ano no segmento de assistência à comunidade e às famílias carentes.

Como representante e fundador do grupo @1bairromelhor, já conseguimos protocolar três indicações de projetos junto ao poder legislativo e na subprefeitura. 

Um deles já foi aceito pelos vereadores e teve o aval positivo da prefeitura, que é a construção de uma Praça de Esportes Radicais na Rua Bento Cunha. 

A segunda indicação é destinada à segurança pública, que é o projeto Cidade + Segura. 

A terceira indicação solicitamos a implantação de uma creche noturna para os pais e mães que trabalham à noite. 

Faço parte de um grupo que realiza eventos sociais como futebol interbairros, capoeira, bazar beneficente, dentre outras ações. 

Hoje somos 188 voluntários a serviço da comunidade, que  trabalham no auxílio às  necessidades dos moradores da Barra e dos bairros adjacentes.

Tenho orgulho de me apresentar como candidato a presidente da Associação de Moradores da Barra pela Chapa 1 (unidos para vencer). 

Eu e minha equipe vamos buscar melhorias e uma melhor qualidade de vida para os moradores da Barra junto ao poder público. 

Para que isso aconteça, peço o voto e apoio dos moradores. No dia 12/12/2021 vote Chapa 1 e tenha a certeza que estão votando consciente e poderão contar com o Japa, o Jack, e sua equipe como reais representantes da comunidade, afinal, o nosso bairro precisa ser valorizado, assim sendo atendidas todas suas demandas”.


CHAPA 2 – Barra Forte

(Divulgação)

Áurea Loch, professora de Educação Física pela rede estadual há 30 anos, é candidata à presidência pela Chapa 2

“Moro em Balneário Camboriú desde 2001, no Bairro da Barra. Trabalhei na Escola de Educação Básica Francisca Alves Gevaerd como professora até o ano de 2006, em seguida fiz parte da equipe gestora da escola até o ano de 2013, quando me aposentei. 

Sou sócia-gerente da OitoNoveTrês Produções, localizada no Bairro da Barra.

Acreditamos que a função das Associações de Moradores seja a união de pessoas que moram em um bairro ou comunidade que atuam como mediadores entre os próprios moradores e também com os órgãos públicos, a fim de melhorar a infraestrutura da região, manter o local onde moram o mais agradável e organizado possível, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas.

Ações que estão sendo propostas pela Chapa 2 – Barra Forte para Associação dos Moradores do Bairro da Barra:

Saúde:

*Apoiar e fortalecer o trabalho dos profissionais de saúde do bairro

*Solicitar melhorias no atendimento ao público no posto de saúde

*Cobrar atendimento das especialidades médicas

*Lutar pela implantação de um COE (Centro Odontológico Especializado)

*Cobrar a agilização da construção do prédio para funcionamento da UPA e posto de saúde perto do ginásio municipal

Educação/Cultura/Esporte:

*Cobrar a iluminação do campo de futebol do centro comunitário

*Cobrar das autoridades a conclusão da reforma  ginásio de esportes Hamilton Linhares Cruz

*Agilizar a construção do parque na Rua Bento Cunha

*Apoio ao Projeto Oficinas

*Propor oficinas ao público que não está contemplado no projeto atual (adultos, idosos) em parceira com a secretaria de inclusão social

*Propor a criação de um grupo para estudar, confeccionar e apresentar o folguedo Boi de Mamão (antiga tradição da cultura do bairro) bem como o Terno de Reis

*Trazer cursos profissionalizantes em parceria com as escolas, para atender aos jovens em busca do 1º emprego também outros cursos como, docinhos decorados, pratos à base de frutos do mar que podem ser congelados e vendidos para aumentar a renda familiar de nossos moradores

*Estar à disposição das escolas para fortalecer as soluções para demandas sugeridas, bem como às outras organizações como as igrejas, colônia de pescadores, projeto oficinas.

*Propor a criação de um museu que abrigue a história de nossos antepassados, a história da pesca e da extração da pedra (atividades econômicas muito presentes na comunidade)

Segurança:

*Solicitar o aumento de efetivos de policiais para atendimento 24 horas na base da Polícia Militar localizada na Praça do Pescador

*Cobrar a realização de mais rondas nas ruas para maior segurança da população

*Atendimento da PM nos horários de entrada e saída das escolas

*Manter as operações já realizadas pela PM e Guarda Municipal

Infraestrutura:

*Cobrar a revitalização do Rio Pedro Pinto Correia

*Criação de ciclovia na rua Hermógenes de Assis Feijó

*Acompanhar o andamento da revitalização do Rio das Ostras

*Acompanhar implementação do projeto do mercado público

*Buscar junto ao poder público ações para limpeza dos terrenos baldios para evitar a proliferação de doenças como a dengue e do caramujo Africano, entre outras

*Estar atentos para as demandas sugeridas pela comunidade

*Cobrar a limpeza periódica das bocas de lobo e do Rio das Ostras

*Solicitar a Instalação de câmeras de vigilância na região Sul

*Trazer para a comunidade: Agência da Caixa (Posto de Atendimento)

*Discutir alteração no Plano Diretor para o nosso bairro 

Empreendedorismo:

*Ampliar o atendimento aos pequenos comerciantes e prestadores de serviços (MEIs) na Subprefeitura, bem como dar suporte para liberação de alvarás, licenças, emissão de nota fiscal e muito mais.

Propomos a realização juntamente com outras parcerias de Evento de Páscoa, evento em maio, evento em agosto, evento em outubro (Dia das Crianças), evento em novembro/dezembro – Festa da gastronomia e cultura local; e Semana alusiva à colonização do Bairro da Barra – buscar histórico, fundadores, seus costumes, crenças e realizações (escolas e entidades)”.

The post Conheça as propostas das chapas que concorrem à Associação Comunitária dos Moradores do Bairro da Barra first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também