Corrida da Paz: da Indonésia a Balneário Camboriú

Relacionadas

A Corrida da Paz (The Peace Run), corrida mundial de revezamento, que largou em janeiro em Báli, na Indonésia, chega nesta quinta-feira (13) a Balneário Camboriú. Segundo a Fundação Municipal de Esportes (FMEBC), a previsão de chegada é às 15h. Eles serão recepcionados pelos agentes de trânsito, que acompanharão desde a Rua 3.300, na Marginal, até o centro. Dali serão escoltados pela Avenida Brasil até a Passarela da Barra, onde atravessarão seguindo pela Interpraias e neste percurso, oito atletas da FME farão o revezamento da tocha da paz até a Praia do Estaleiro, onde passará a noite. Na manhã de sexta-feira, a corrida será retomada.

O início

A corrida começou no dia 31 de janeiro, em Bali, na Indonésia e passará por todos os 44 países do hemisfério sul. The Peace Run já passou pelo Chile, Argentina e chegou do Uruguai ao Brasil, a corrida iniciou no Rio Grande do Sul, e agora em junho, passa por Santa Catarina. Depois de Balneário Camboriú, os atletas irão para Joinvile.

De 4 a 30 de julho, os corredores voluntários vão passar com a tocha da paz por estradas, cidades e escolas do Brasil. Ao todo, serão 22 municípios, com destino a Niterói, no Rio de Janeiro, onde a corrida se despede do país. Ela encerra em novembro, em Bali.

Histórico

O fundador desta corrida, Sri Chinmoy, dedicou a sua vida a promover os ideais da paz mundial e da unicidade. Levou a cabo inúmeras iniciativas que visavam unir pessoas de diversas culturas e estilos de vida para trabalhar por um mundo mais gratificante. É reconhecido internacionalmente como filósofo, artista, poeta e atleta. Foi um forte defensor do papel do desporto como poderoso instrumento para promover a harmonia global.

Em 1987, fundou a Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run como forma de reunir as pessoas num evento global. Pessoas de todo o mundo já seguraram a tocha colocando nela um desejo de um futuro melhor e mais brilhante.

Sri Chinmoy dizia: “Paz não é a ausência de guerra; Paz é a presença de harmonia, alegria e unicidade. A paz revela a absoluta excelência da vida humana!”.

Desde a corrida inaugural em 1987, a Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run, visitou mais de 150 países, permitiu que milhões de pessoas participassem nesta corrida e que percorressem aproximadamente 500 mil km, o que equivale a mais de 14 voltas à volta da circunferência da Terra.

A Peace Run, é a maior corrida mundial de estafeta e tem como objetivo promover a paz, amizade e o entendimento entre povos. A sua simples mensagem é que a paz começa no coração de cada um de nós, e que todos temos um importante papel a desempenhar para fazermos do mundo um local mais harmonioso. Pelo simples gesto de passagem de uma Tocha flamejante de mão em mão, cada pessoa partilha os seus desejos de paz e de um mundo mais harmonioso. Por esta razão esta corrida, de cariz humanitário, é muito direcionada às crianças das escolas, por forma a que elas possam vivenciar a partilha e a verdadeira paz quando colocam também elas os seus desejos por um mundo com mais paz e os transmitem, através das Tocha, a outras crianças de etnias e credos diferentes dos seus.

O apoio tem chegado de muitas figuras mundiais incluindo Suas Santidades Papa Francisco e Papa João Paulo II, o Presidente Nelson Mandela, o Presidente Mikhail Gorbachev, o Arcebispo Desmond Tutu e Madre Teresa de Calcutá.

Em Portugal a Tocha também foi recebida por várias individualidades ligadas ao poder político: Mário Soares (Ex-Presidente da República), Miguel Albuquerque (Pres. Gov. Regional da Madeira), Rui Moreira (Pres. Cam. Municipal do Porto), entre outros. Pessoas ligadas ao desporto: Jorge Nuno Pinto da Costa, Sérgio Conceição, Dulce Félix, Rosa Mota, Aurora Cunha, Nuno Delgado, Francis Obikwelu, Jorge Pina, Neno, Manuela Machado, o alpinista João Garcia e a campeã mundial e europeia de bodyboard Joana Schenker.

Para mais informações visitar www.peacerun.org/pt

Fonte: Peace Run 

Fonte: Página3

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também

Guarda Municipal prendeu motorista por dirigir bêbado e auxiliou outro com problemas psicológicos

Flagrado dirigindo bêbado Na madrugada desta sexta-feira (20), por volta de 4h10, guardas municipais em rondas pela Quinta Avenida, no Bairro dos Municípios, flagraram um...

Ala pediátrica de Covid será para consultas, Balneário não tem UTI para crianças

A ala pediátrica anunciada pelo prefeito Fabrício Oliveira na noite de quinta-feira (19) fica em anexo ao Hospital Municipal Ruth Cardoso e atenderá crianças...

OAB Camboriú entrega donativos de evento beneficente ao Lar de Idosos

Representantes da OAB Camboriú entregaram ao Lar da 3ª Idade Padre Antônio Dias, nesta quarta-feira (18), os donativos adquiridos com parte da quantia arrecadada...