De graça: Camerata Florianópolis celebra aniversário de Itajaí com música clássica

Relacionadas

A Camerata Florianópolis leva para a cidade de Itajaí, no dia 18 de junho, a partir das 20h, no Teatro Municipal, um Concerto de Música Clássica interpretando importantes obras para orquestra de cordas dos compositores Tchaikovsky, Grieg e Kreisler. Com entrada gratuita, o espetáculo presta uma homenagem aos 158 anos do município e terá na regência o maestro Jeferson Della Rocca e solo da violinista Iva Giracca.

A apresentação terá interpretação de “A Suite Holberg”, do compositor norueguês Edvard Grieg. A obra é constituída por diversas pequenas danças em estilo neoclássico, compostas em homenagem aos 200 anos de Ludwig Holberg, famoso dramaturgo da época. Composta em cinco movimentos, chama a atenção pelo brilhantismo dos movimentos rápidos, contrastando com o grande lirismo e belas passagens dos tempos lentos.

Do compositor russo Piotr Ilyich Tchaikovsky, a Camerata interpretará, em sua formação original, o famoso Andante Cantabile, que se baseia numa canção folclórica ucraniana e faz parte do Quarteto para cordas nº1 em Ré Maior, op.11, sendo o seu segundo movimento.

Também de Tchaikovsky, a Serenata em Do Maior é considerada uma das principais obras escritas para Orquestra de Cordas, bem como de extrema dificuldade técnico/musical, exigindo dos músicos grande virtuosismo. Esta obra é muito conhecida pelo segundo movimento, a Valsa, que se tornou um dos temas mais populares do compositor.

Uma obra do austríaco Fritz Kreisler completa o programa. Ele foi um virtuoso violinista e um dos principais compositores de peças isoladas para o violino do século passado. Suas obras fazem parte do repertório de todos os violinistas, desde os estudantes até os profissionais, destacando-se pelas belas melodias, efeito e desafios técnicos para o instrumentista.

O concerto é uma realização da Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e conta com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Itajaí e da Intelbras. A produção cultural é de Maria Elita Pereira.

A entrada para o concerto será gratuita e livre.

PROGRAMA

Holberg Suite, OP 40 – EDVARD GRIEG

Andante Cantabile – PIOTR ILYICH TCHAIKOVSKY

Preludio e Allegro – FRITZ KREISLER

Serenata para Cordas em Do maior, OP 48 – PIOTR ILICH TCHAIKOVSKY

FICHA TÉCNICA

Camerata Florianópolis

Maestro: JEFERSON DELLA ROCCA

Solo: IVA GIRACCA

Produção: MARIA ELITA PEREIRA

SERVIÇO

O QUE? Concerto da Camerata Florianópolis

QUANDO? 18 de junho às 20h.

ONDE? Teatro Municipal de Itajaí

Produção: MARIA ELITA PEREIRA

Fonte: Grangeiro e Scarduelli Comunicação

Fonte: Página 3

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também

Balneário Saboroso: 11ª edição do festival gastronômico, em versão inédita de verão

Por Renata Rutes Está acontecendo em Balneário Camboriú a 11ª edição do Balneário Saboroso, o festival gastronômico da cidade, considerado um dos principais do Sul...

OAB Camboriú entrega donativos de evento beneficente ao Lar de Idosos

Representantes da OAB Camboriú entregaram ao Lar da 3ª Idade Padre Antônio Dias, nesta quarta-feira (18), os donativos adquiridos com parte da quantia arrecadada...

Com seis atletas, Balneário Camboriú está entre as 10 melhores equipes do país no atletismo Sub 18

Heron de Miranda conquistou medalha de ouro na prova dos 10.000m de marcha atlética     Heron de Miranda, atleta da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) confirmou...