Dia D da Campanha de Multivacinação será neste sábado

Dia D da Campanha de Multivacinação será neste sábado

Expectativa é melhorar a adesão que está bem fraca

Pouco mais de 300 crianças foram imunizadas na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em Balneário Camboriú. O número está bem abaixo da expectativa, já que o município tem 6.964 crianças até 5 anos, o grupo alvo da campanha contra polio.

“Tivemos procura, mas não foi a esperada. Precisamos aumentar esses números”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Diogo.

Este ano, por causa da pandemia, o Ministério da Saúde decidiu fazer junto com a campanha contra a poliomielite uma campanha de multivacinação, para atualizar o esquema vacinal também de jovens e adultos, que ficou muito prejudicado.

Adriana explicou que por este motivo, não haverá barreiras e nem o postinho da praia estará vacinando, porque a maioria das vacinas são injetáveis e exigem estrutura. A vacinação está acontecendo em todas as unidades de saúde do município.

Dia D

Para melhorar os números, vai acontecer neste sábado (17) o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas, das 8h às 17h, para atualizar a carteira de vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos, além de vacinar toda a população.

“É muito importante que os pais levem as crianças para realizar a imunização das principais doenças infantis. Menores de 5 anos para receber as gotinhas da polio e na multivacinação, o público são crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias)”, disse Adriana.

No dia 24 de outubro, sábado, os postos estarão novamente abertos para facilitar o acesso para aqueles que trabalham durante a semana. É importante levar documento de identificação, além da carteira de vacinação, se tiver.