Dia Mundial da Água: pedágio para coleta de óleo usado acontece nesta terça, em Balneário Camboriú

Relacionadas

Nesta terça-feira (22) é celebrado o Dia Mundial da Água, data que busca conscientizar a população sobre o cuidado e preservação da água. Em Balneário Camboriú, haverá duas ações – o lançamento do projeto de educação ambiental Barco Escola – Expedição pelo Igarapé, idealizado pelo Barco Pirata (saiba mais aqui) e o pedágio solidário da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário (Emasa), para recolher óleo de cozinha usado, um dos maiores vilões para a contaminação das águas, já que um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água.

Coleta de óleo usado na Semana do Meio Ambiente em 2021 (Divulgação/Emasa)

O pedágio da Emasa será realizado pela equipe do Programa de Educação Ambiental PEA – Jacamasa em parceria com o Programa Terra Limpa da Secretaria do Meio Ambiente, e acontecerá das 13h30 às 16h, no semáforo em frente à prefeitura (cruzamento da Av. Martin Luther com a Rua Dinamarca, no Bairro das Nações.

Um dos organizadores da ação e responsável pelo PEA, Hilário Zornitta, destaca que o Dia Mundial da Água é uma data que tem por objetivo fazer com que as pessoas repensem suas atitudes. 

“Queremos lembrar a população sobre a importância deste recurso, que se não cuidarmos dele, vamos ficar sem, ainda mais a nossa cidade, que depende exclusivamente de um rio, o Rio Camboriú”. Ele reforçou citando que se não cuidarmos do rio, ficaremos sem água de qualidade muito em breve [segundo estudos feitos pela Univali, se nada for feito, como a construção do Parque Inundável, a falta de água já começará a ser notada em 2025].

O público poderá levar seu óleo de cozinha usado e ganhará um presente especial direto das ‘patas’ do Jacamasa, um ‘kit sustentável’ com vários brindes.

Hilário orientando um menino junto com Jacamasa no verão (Divulgação/Emasa)

“São materiais que focam no meio ambiente, é surpresa! Para quem quiser saber o que é, vai ter que participar do pedágio. O óleo afeta bastante o nosso Rio Camboriú: um litro de óleo contamina até 25 mil litros de água, então queremos que as pessoas entendam que não pode jogar óleo porque qualquer gota que chega em um recurso hídrico, contamina. As pessoas precisam ter essa noção porque causa problema, não só no rio, mas na canalização de esgoto, nas elevatórias, na estação de tratamento”, pontua.

Arrecadação continua

Quem não puder participar do pedágio nesta terça-feira, poderá levar seu óleo diretamente na Emasa (Quarta Avenida, nº 250) durante toda esta semana do Dia da Água e também vai receber como recompensa um kit sustentável.

Todo o óleo arrecadado nessa ação, será destinado às cooperativas, para utilizarem na produção de sabão. 

Em caso de forte chuva o pedágio pode ser cancelado.

Como armazenar e coletar o óleo usado em casa

Após utilizar o óleo, deixe esfriar por pelo menos 30 minutos. Com a ajuda de um funil, coloque o material em uma garrafa de plástico e feche bem para evitar vazamentos, odores e insetos. Quando armazenar uma boa quantidade, leve as garrafas a um ponto de coleta.

The post Dia Mundial da Água: pedágio para coleta de óleo usado acontece nesta terça, em Balneário Camboriú first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também