Dia Mundial da Saúde: em cenário pós-pandemia, data ganha ainda mais importância

Relacionadas

O Dia Mundial da Saúde, data criada em 7 de abril de 1948, é lembrado nesta quinta-feira (7), com o ‘Nosso planeta, nossa saúde’. 

No momento, três campanhas de vacinação em andamento (Divulgação/PMBC)

A secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Leila Crócomo disse ao Página 3 que neste ano não haverá ação específica para celebrar a data em Balneário, porque o foco das equipes está inteiro nas campanhas de vacinação, como a do Covid-19, gripe e sarampo. 

“Temos que nos concentrar nisso e seguir incentivando a vacinação. É um momento em que comemoramos a saúde, porque a situação realmente está melhor quanto ao Covid, mas precisamos nos manter imunizados, estamos incentivando a saúde através da vacinação, pois quando falamos em saúde, precisamos falar em prevenção, e a prevenção é a vacina”, explica.

Vacina da gripe

Além da vacinação da Covid-19, que segue acontecendo nas unidades de saúde da cidade, Balneário também está vacinando os idosos e profissionais da saúde contra a gripe. “Balneário tem um grande número de idosos que vem aqui morar e precisamos mantê-los imunizados e ativos, com apoio da Secretaria da Pessoa Idosa e da Inclusão Social, que os mantêm saudáveis mentalmente e fisicamente, através de suas oficinas. Até 30 de abril, quando acontecerá um Dia D, segue esta fase, a partir de 2 de maio começaremos a vacinar crianças, gestantes e demais grupos prioritários”, destaca.

Valorizando ainda mais a saúde

Leila analisa que o Dia Mundial ganhou um significado maior no pós-pandemia, e analisa que estamos ‘pulando para uma fase melhor’ neste momento. 

“Por isso, precisamos manter os números de internações baixas. A vacinação previne os casos graves, internações e, consequentemente, os óbitos. Estamos vivendo um momento positivo e, por isso, é tão importante que todos se vacinem. Estamos prevenindo também a dengue, que está com um grande número de casos em outros locais, por isso precisamos manter os cuidados em nossos quintais e casas. Nesse Dia especial, vemos o quanto as pessoas valorizam muito mais o cuidado com a saúde, com a vida, porque perdemos familiares e amigos. Precisamos seguir nos cuidando e comemorar a vida”, completa, citando ainda que é importante agora os moradores de Balneário fazerem exames para saber se estão bem e seguirem controlando a saúde. “Precisamos ter esse olhar pós-Covid e nos cuidar para seguirmos bem”, afirma.

The post Dia Mundial da Saúde: em cenário pós-pandemia, data ganha ainda mais importância first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também