Dia Mundial da Violência contra idosos foi lembrado com programação especial em Balneário Camboriú

Relacionadas

De janeiro a maio deste ano o Programa Abraço ao Idoso, criado há cinco anos na Secretaria da Pessoa Idosa, atendeu 1.148 ocorrências. 

Prefeito Fabricio e secretária Juliethe com dona Ruth, na praça Tamandaré (Divulgação/PMBC)

De abril de 2017 quando iniciou até maio deste ano, o Programa atendeu mais de nove mil casos, entre os principais: Violência Psicológica, Violência Financeira, Negligência e Abandono. 

Nesta quarta-feira (15), Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a prefeitura realizou uma programação especial na praça Tamandaré. 

A Secretaria da Pessoa Idosa (SPI), em parceria com a Secretaria de Saúde, Fundação Municipal de Esportes (FME) e Conselho Municipal do Idoso, realizaram atividades físicas para idosos e talk show com Ruth Hoffmann, 85 anos, a atleta mais idosa em atividade da Liga Profissional de Vôlei.

Representantes do Programa Abraço ao Idoso apresentaram dados, como o programa aberto à população idosa, funciona.

A Comissão do Idoso da OAB representada por Mariza Farias de Liz e a presidente da OAB de Balneário Camboriú, Emanuelle Moraes, participaram do evento. 

O grupo Maturidade Saudável da FMEBC promoveu uma série de atividades no local; uma equipe da Secretaria de Saúde aproveitou o evento para aferir pressão arterial, glicemia capilar, saturação de oxigênio e aplicação de auriculoterapia, além de orientações nutricionais aos idosos.

Outras atividades presentes na praça: serviços de esmaltação (Instituto Conexão); quick massagem (Faculdade Inspirar);  BC Previ participou lembrando o Dia do Funcionário Público Aposentado, comemorado na sexta-feira (17). 

Abraço Pioneiro

A secretária da Pessoa Idosa, Juliethe Nitz lembrou que o Abraço ao Idoso foi pioneiro entre os Programas Abraços.

Com os bons resultados que apresentou, outros programas municipais de apoio e proteção foram criados: Abraço à Mulher, Abraço Animal, Abraço à Vida e Abraço ao Servidor. 

(Divulgação/PMBC)

“O Abraço ao Idoso trabalha com situações de violência contra pessoa idosa, em situação de urgência e emergência, sendo um serviço complementar aos já prestados pela rede socioassistencial municipal. Conta com equipe multidisciplinar, que realiza apoio, orientação, encaminhamentos e psicoterapia breve. Sua atuação pioneira é reconhecida nacionalmente como prática relevante na proteção aos direitos da pessoa idosa”, disse Juliethe. 

O Programa Abraço ao Idoso atende na Secretaria da Pessoa Idosa, rua 1822, n° 614, das 8h às 18h, 24 horas por dia no telefone 47 99982 1632.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também