Eleições de associações de moradores de Balneário Camboriú começam a acontecer neste mês

Relacionadas

A União das Associações dos Moradores de Balneário Camboriú (Unibac) está convocando as eleições para as 17 associações de Balneário, começando com os bairros Praia dos Amores e Municípios. Todas as regiões e bairros da cidade elegerão seus representantes (mandato de quatro anos) até o final do ano (haverá eleição ainda em agosto e novembro). A última eleição havia acontecido em 2017. 

Segundo o presidente da Unibac, o advogado Valdir de Andrade, muitas associações estão sendo reestruturadas, já que algumas delas não fizeram organizações que precisavam, como falta de registro de ata. 

“Há outro problema grave que é a politização, muitas pessoas utilizam das associações de moradores como ‘trampolim político’. Muitas não se organizam, ficam com dívidas. Há bairros com mais de R$ 1.200,00 em multas junto da Receita Federal. As pessoas precisam entender que associações não são status, elas são sobre o trabalho para a sua comunidade, e exigem dedicação e responsabilidade”, diz. 

Valdir aproveita para destacar que os moradores devem ficar atentos e participar do processo eleitoral, assim como conhecer os representantes e votar. 

“É a gestão democrática, e tão importante quanto prefeito e vereadores, já que é quem vai filtrar os problemas da comunidade e levar ao Executivo e Legislativo, e também muda a gestão em quatro anos. Hoje temos 17 associações em Balneário, e estamos buscando regularizar todas elas”, acrescenta.

Praia dos Amores 

O edital de chamamento para eleições da Associação de Moradores da Praia dos Amores foi publicado em 8 de abril, onde nos 30 dias subsequentes foi apresentada chapa única, que terá processo de aclamação no próximo dia 18, tendo como presidente Valdir de Andrade (que preside a Unibac), vice-presidente Michel Benedetti, secretário Luiz Nuhrich, segundo-secretário Eduardo Cordeiro Guimarães, tesoureira Valmira Kohls Butwilowicz, segundo-tesoureiro Paulo Roberto Schaffer de Carvalho, conselheiros fiscais Antônio Barbosa Lopes, Aloysio Schuh e Felipe Augusto Mendonça Couto, conselheiros fiscais Cláudio José Canto Ditzel, Eliana Monteiro Saldanha e Lúcio Stringari Junior.

Municípios

Para a Associação de Moradores do Bairro dos Municípios, os moradores que tiverem interesse em concorrer com chapas para a eleição da nova diretoria executiva e conselho fiscal devem começar a preparar as equipes, e apresentar registro conforme edital até quinta-feira (8) – prazo final das inscrições. 

A eleição acontecerá no dia 18 (em caso de um só registro, será eleita por aclamação, assim como a Praia dos Amores). As inscrições são gratuitas. 

Os cargos que devem compor a diretoria são de presidente, vice-presidente, secretário, 2º secretário, tesoureiro, 2º tesoureiro e seis membros para o conselho fiscal – três efetivos e três suplentes.  

Para se inscrever é preciso entregar um comprovante de residência e comprovar que mora no bairro há mais de dois anos. Também precisa RG e CPF, certidão de antecedentes criminais, ser brasileiro ou naturalizado, ter 18 anos ou mais e apresentar o requerimento com 12 membros para cargos da diretoria executiva e conselho fiscal.  

O pedido de registro de chapa deverá ser entregue ao Presidente da Comissão Eleitoral, Naifer Neri, através do e-mail [email protected], fone (47) 99768-8500 (WhatsApp), ou na Rua 906, n. 276, sala térrea (Andrade Advogados Associados). 

Outras associações 

As demais associações serão efetivadas em dois momentos. 

Grupo que será efetivado em 22 de agosto:

  • Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Ariribá 
  • Associação Comunitária dos Moradores do Bairro dos Estados 
  • Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Pioneiros 
  • Associação de Moradores do Bairro São Judas Tadeu 
  • Associação dos Moradores da Quarta Avenida 
  • Associação dos Moradores Centro de Balneário Camboriú 
  • Associação dos Moradores do Bairro Vila Real – AMORVIR 
  • Associação dos Moradores Barra Sul de Balneário Camboriú 
  • Associação dos Moradores Jardim Iate Clube. 

Segunda etapa para 21 de novembro 

  • Associação Comunitária dos Moradores do Bairro da Barra 
  • Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Nova Esperança 
  • Associação de Moradores da Praia do Estaleirinho 
  • Associação dos Moradores do Bairro das Nações – AMOBAN 
  • Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Taquaras – AMOBATA 
  • Associação de Moradores e Proprietários de Imóveis da Praia Estaleiro Grande – AME.

The post Eleições de associações de moradores de Balneário Camboriú começam a acontecer neste mês first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também