Enfim parque ecológico de Balneário Camboriú tem um plano de manejo

Enfim parque ecológico de Balneário Camboriú tem um plano de manejo

Uma solenidade marcada para esta tarde (7) vai oficializar a entrega do plano de manejo do Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta. A comemoração tem duplo sentido, porque o plano concluído em maio, deveria estar pronto há 20 anos.

“Por isso mesmo será um dia histórico. O parque ecológico tem 25 anos e o plano de manejo é um documento oficial que precisa ser feito no máximo cinco anos depois da criação de uma unidade de conservação. Então estamos atrasados há duas décadas e hoje comemorando enfim este documento”, disse o secretário do Meio Ambiente Ike Gevaerd.

E complementa. “Agora estamos habilitados a receber as verbas de compensação ambiental das licenças ambientais emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), antiga Fatma. E também fazemos parte do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC), o que amplia muito os horizontes”.

A diretora de Fitoterapia e coordenadora de Projetos Especiais da secretaria do Meio Ambiente, Nayara Miotto Hirsch explicou que o lano de manejo, que começou a ser elaborado em outubro de 2017 pela Univali com a participação do Conselho Gestor do Parque, estabelece normas e ações que poderão ser desenvolvidas no local.

A cerimônia desta tarde, que inicia às 15h30 no parque, no Bairro dos Municipios, faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente e é aberta ao público.

Informações: Secretaria do Meio Ambiente (47) 3363-7145

Fonte: Página 3