Escolas particulares farão manifestação neste domingo pelo retorno presencial das aulas

Escolas particulares farão manifestação neste domingo pelo retorno presencial das aulas

As escolas particulares de Balneário Camboriú farão uma manifestação, domingo (18), às 9h30, no Pontal Norte, pedindo pelo retorno das aulas presenciais.

O governo do Estado liberou a retomada nas regiões em risco Alto (faixa amarela) ou Moderado (azul) para a contaminação de Covid-19, o que não é o caso de Balneário Camboriú, que na última semana retornou ao risco potencial Grave (laranja).

A rede estadual também depende disso para voltar com as atividades – começando com um ‘reforço’ para os alunos que precisam.

Já os colégios municipais de Balneário não vão retomar as atividades presenciais neste ano, por decisão conjunta dos prefeitos da região da Amfri.

Decretos e Riscos

Esta é a primeira vez desde março que a retomada das aulas presenciais em escolas públicas e privadas está autorizada em Santa Catarina. Diversas vezes o governo liberou, mas voltou atrás por conta do aumento dos casos no Estado. O decreto que estabelecia a suspensão até o dia 13 de outubro (terça-feira) expirou, e o retorno depende do atendimento às condições estabelecidas pelo governo. Além de estar em região de risco Alto ou Moderado, as escolas também precisam ter o plano de contingência homologado pelo Comitê Municipal. Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SED), se o colégio cumprir isso, pode retornar com as aulas a qualquer momento.

No último mapa divulgado pelo Estado (dados de quarta-feira, 14) quatro regiões podem retornar com as atividades presenciais, já que integram a faixa amarela: Oeste, Xanxerê, Serra Catarinense e Médio Vale do Itajaí. Não há regiões em nível Moderado (cor azul). Até a última quarta-feira (7) a região de Balneário integrava essa lista, mas retornou para a faixa laranja, ficando assim proibido o retorno das aulas presenciais.

Manifestação no Pontal Norte

As escolas particulares de Balneário Camboriú vêm realizando ações pedindo pela retomada das aulas presenciais desde maio, quando colocaram outdoors pela cidade. Os organizadores da manifestação que vai acontecer neste domingo, na faixa de areia em frente ao Hotel Marambaia, pedem que os pais e alunos participem, usando branco e levando cartazes (cada um faz o seu) e balões coloridos. Saiba mais em: https://www.instagram.com/voltaasaulasbc/.

Rede estadual

Se Balneário retornar para o risco potencial Alto (amarelo), as aulas da rede estadual retornarão de forma gradual, começando com reforço para os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio – somente aqueles que possuírem autorização dos pais e que estão com média inferior a seis. Os alunos do segundo ano, também do Ensino Médio, devem retornar uma semana depois, até chegar ao sexto ano do Ensino Fundamental. Os anos iniciais (quinto ano para baixo) não devem ter atividades presenciais neste ano.