Exposição ‘Rio Camboriú: beleza oculta, poluição aparente’ está na Tedesco Marina

Relacionadas

A mostra fotográfica passará por vários lugares da cidade 

A exposição fotográfica ‘Rio Camboriú: beleza oculta, poluição aparente’, idealizada pela equipe da Tedesco Marina Garden Plaza, inaugurou esta semana e será itinerante. As fotos que a ilustram foram feitas pela jornalista do Página 3, Renata Rutes, que cobriu a 2ª Ação Interligada de Limpeza do Rio Camboriú, ocorrida em abril, e cedeu as imagens à Tedesco Marina, para utilização na mostra. 

Foto Renata Rutes

A engenheira ambiental da Tedesco Marina, Rafaela Picolotto, explica que a exposição ficará até os próximos dias no empreendimento (dentro da conveniência que há no local), focada no público interno – funcionários, marinheiros, clientes, etc., porém, o público geral irá poder conferir a mostra muito em breve: a ideia é que ela seja itinerante. 

“No dia da Limpeza conseguimos integrar funcionários, marinheiros, prestadores de serviço. Como nem todos participaram, entendemos que é importante as pessoas verem a realidade desse rio que está tão próximo a nós, e a forma seria a exposição de fotos, trazendo à tona para mais pessoas essa problemática e, o mais importante, mostrando que os responsáveis somos nós”, diz. 

A estrutura da mostra fotográfica foi feita integralmente pelos funcionários da Tedesco Marina, que utilizaram bambus e linhas, que ainda remete às redes de pesca. 

“Mostrando que não tem só coisa bonita, os peixes, mas todos os resíduos que foram retirados durante a Limpeza. Fizemos um caminho, mostrando primeiro o lado bom, depois o lado ruim, quantidade de resíduos coletados, e no último, que fica de costas para quem está vendo as fotos, quando você vira, há uma mensagem ‘conheça um dos responsáveis’, e quando você vira há um espelho, para que a pessoa entenda que ela é parte integrante desse processo, de uma forma ou de outra seja não jogando resíduo no local inapropriado, seja ensinando outras pessoas ou denunciando quem está poluindo o rio”, acrescenta. 

Na próxima semana, a ‘Rio Camboriú: beleza oculta, poluição aparente’ estará no Atracadouro Barra Sul, o terminal de desembarque de turistas que chegam à Balneário nos cruzeiros marítimos. 

“A ideia é que a exposição passe por atrativos turísticos, instituições de ensino, etc. para que o máximo possível de pessoas consiga conferi-la”, explica Rafaela.

Foto Renata Rutes

The post Exposição ‘Rio Camboriú: beleza oculta, poluição aparente’ está na Tedesco Marina first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também