O Sítio Flora Bioativas, de Porto Belo que cultiva produtos orgânicos sem adição de defensivos químicos, realiza feira em espaço no centro de Balneário Camboriú nessa quinta-feira (11). Além de alface, couve, brócolis e muitos outros produtos, o Sítio Flora Bioativas ainda cultiva de forma orgânica plantas alimentícias não convencionais como ora-pro-nóbis e açafrão da terra, as plantas para uma alimentação biodinâmica.

O público encontrará na feira do sítio, in natura, em farinha ou cápsula, o açafrão da terra, conhecido também como cúrcuma. É muito utilizado na culinária, mas também é estudado como rico em propriedades medicinais que auxiliam nas atividades anti-inflamatória, ação antioxidante, redução do nível de glicose, redução de fatores de risco associados a doenças cardiovasculares, tratamento de Alzheimer e prevenção ao câncer.

A engenheira agrônoma Dalva Schuch que trabalha no ensino do cultivo de orgânicos, o consumo desses alimentos traz benefícios à imunidade e à saúde porque são cultivados livres de venenos. O incentivo ao consumo de orgânicos vem de iniciativas como a da proprietária do espaço Flor de Oliva, Karin Schaefer, onde a feira vai se realizar. Parceira do Sítio Flora Bioativas, a nutricionista trabalha com o conceito do consumo inteligente e responsável que reflita na saúde e qualidade de vida.

Incentivo na pandemia

Para incentivar a cadeia produtiva, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou, na segunda-feira (8), a 16ª Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, realizada desde 2005. O tema da campanha deste ano é “Tem alimento saudável perto de você. Alimento Orgânico – melhor para a vida” e tem como foco estimular a construção e a divulgação de redes de produtores orgânicos para comercialização durante a pandemia do novo Coronavírus.

Estas campanhas também buscam esclarecer os consumidores sobre como é feito o controle de qualidade dos orgânicos e como identificar esses produtos. Para serem comercializados, os orgânicos devem ser certificados pelo ministério. São dispensados da certificação os produzidos por agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social cadastradas no ministério, que comercializam exclusivamente em venda direta aos consumidores. A agricultura orgânica baseia sua produção na agroecologia, que possibilita a produção de forma ambientalmente sustentável e oferece alimentos saudáveis isentos de contaminantes. Isso porque não utiliza práticas e insumos que possam colocar em risco o meio ambiente e a saúde do produtor, do trabalhador ou do consumidor.

Serviço

  • Evento: Feira de produtos orgânicos do Sítio Flora Bioativas
  • Local: Espaço Flor de Oliva
  • Endereço: Rua 1926, 131
  • Data: 11/06/2020
  • Horário: Das 12h às 18 horas
  • Importante: Traga sua máscara e sua ecobag