Filhote de baleia jubarte é encontrado morto no costão de Taquaras em Balneário Camboriú

Relacionadas

Um filhote de baleia jubarte, com aproximadamente cinco metros, foi visto entre domingo e esta segunda-feira (11 e 12) em Balneário Camboriú. Ele apareceu no Estaleiro e também no costão de Taquara, e ainda havia sido visto em Porto Belo. O animal estava enrolado em redes de pesca, o que provavelmente causou a morte dele.

O diretor de Fiscalização, Matheus Rafaeli, explica que a baleia já estava morta quando foi encontrada em Balneário Camboriú e acabou parando nesta segunda-feira (12) no costão da praia de Taquaras.

“Acreditamos que é a mesma baleia que está aparecendo em vídeos em Porto Belo e no domingo (11) também em Balneário. Estamos sempre com a lancha da fiscalização, e acreditamos que é certo que a causa da morte dela foi pela rede de pesca, mas não sabemos onde ela morreu, pode ter vindo de outra cidade e parando em Balneário”, diz.

Segundo Matheus, pelo estado da baleia (inchada e com cheiro forte) acreditam que ela está morta há pelo menos dois dias.

“Ela tem cinco metros mais ou menos e é um filhote de jubarte. Nós fazemos rondas de manhã, à tarde e também durante a noite por conta da pesca da tainha exatamente para combater a pesca irregular. Desde maio, já apreendemos mais de 40 redes. Quem faz isso não dá para chamar de pescador, porque o pescador respeita e sabe o que não pode fazer, e quem está aventurando na pesca comete crime, e uma baleia acabou morrendo por isso”, acrescenta.

O diretor lembra que somente em um dia viram cerca de 10 baleias (relembre aqui), e que estão sabendo que há pelo menos três circulando pela costa de Balneário.

“A maré subiu e levou ela para alto mar. Ela pode parar em qualquer outra praia da região. Ficamos sabendo que ela foi sentido Floripa. A fiscalização já está atuando de forma intensificada, saímos com a lancha todos os dias, estamos fazendo um trabalho preventivo coibindo a pesca irregular e continuaremos”, completa.

The post Filhote de baleia jubarte é encontrado morto no costão de Taquaras em Balneário Camboriú first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também