Frio ´polar` chegou em Balneário Camboriú e no domingo deve ter muita chuva

Relacionadas

No início desta manhã de quarta-feira (28) em Balneário Camboriú os termômetros marcaram 6ºC com sensação térmica de 5ºC. Apesar do frio ser diferenciado, há notícias falsas na internet sobre o assunto e o público deve ficar alerta e não disseminar esse tipo de conteúdo.

Tempo instável e muito frio

Segundo o Laboratório de Climatologia da Universidade do Vale do Itajaí (Labclima Univali), o tempo seguirá instável em Balneário Camboriú e região com intervalos entre sol, chuva e, é claro, muito frio, com temperaturas negativas e chance de neve na serra catarinense e gaúcha.

Na região de Balneário, mínimas entre 3 e 4°C nas madrugadas e início das manhãs e máximas entre 16/19°C. No domingo a temperatura deverá ficar entre 11/17°C.

No fim de semana áreas de instabilidade avançarão pelo Paraná trazendo um volume significativo de chuva para SC (há previsão de volumes superiores a 100 mm a partir de domingo e parte da próxima semana).

Mitos e verdades sobre a onda de frio

O Portal Climatempo preparou uma lista sobre as verdades e fake news a respeito da onda de frio que chegou em Santa Catarina. Confira.

1) Brasil terá a onda de frio mais intensa do século: FAKE!
A massa de ar frio de origem polar que chegou ao país a partir desta quarta-feira (28) irá provocar queda muito acentuada de temperatura no centro-sul do Brasil e até em áreas da Região Norte. Na Região Sul, é muito provável que tenhamos a onda de frio mais intensa deste ano, com alta chance de neve nas áreas mais altas das serras gaúcha e catarinense e até no planalto de Santa Catarina entre os dias 28 e 29 de julho. Inclusive, em algumas localidades, há chance de novos recordes de frio. Além disso, a chance para geada é muito alta em praticamente toda a Região, inclusive em Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre. Na capital paranaense, a temperatura pode ficar negativa na manhã de quinta-feira, com apenas -1ºC de mínima prevista.

2) Temperatura pode ficar abaixo de -15ºC no Sul do Brasil: FAKE!
Até o dia 24 de julho, a menor temperatura registrada no Brasil em 2021 foi de -8,2°C, no dia 20 de julho, em Urupema, localizada na parte mais elevada da serra de Santa Catarina, conforme medição do Epagri-Ciram. A Climatempo estima que um novo recorde poderá ser estabelecido, muito provavelmente na serra catarinense ou gaúcha, com algum valor entre -8°C e -10°C.

3) Sensação térmica pode chegar a -25ºC na serra da Região Sul: VERDADE!
Além da baixa temperatura, a sensação térmica será diminuída pela ação de ventos moderados. Por isso, em áreas altas de serra, especialmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a sensação de frio pode chegar a -25ºC.

4) Onda de frio desta semana será mais duradoura: VERDADE!
Muito provavelmente, o grande diferencial dessa massa de ar frio será a persistência de dias consecutivos com temperaturas mínimas negativas nas áreas de maior altitude da Região Sul (entre -6°C e -10°C) e temperaturas máximas abaixo de 10°C no período de 28 a 30/07.

5) Governos canadense e americano emitiram alerta sobre frio no Brasil: FAKE!
O Governo dos Estados Unidos e do Canadá não emitiram alerta sobre frio intenso no Brasil. Na realidade, houve uma confusão com relação aos modelos meteorológicos, que são utilizados como base para as previsões de tempo e clima. De fato, o modelo de previsão americano (GFS) e o modelo canadense (CMC) apontavam frio intenso no Brasil, mas não houve nenhum alerta por parte das autoridades desses países.

Cuidado com as notícias falsas. Não propague fake news e, antes de compartilhar conteúdos (principalmente os vistos em redes sociais) confirme a veracidade (por exemplo, se foi publicado em algum portal de notícias confiável).

The post Frio ´polar` chegou em Balneário Camboriú e no domingo deve ter muita chuva first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também