Handebol de Balneário Camboriú em alta: disputará Liga Nacional Adulta e o Brasileiro em três categorias de base

Relacionadas

Pela primeira vez na história, o handebol feminino de Balneário Camboriú estará disputando a Liga Nacional Adulta, principal competição do calendário da Confederação Brasileira. Também de forma inédita, as equipes de base de Balneário Camboriú estarão competindo o Campeonato Brasileiro neste semestre em três categorias.

…representarão BC em quatro competições nacionais (Divulgação/FMEBC)

O técnico de handebol da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC), Gerson Cabral disse que junto com o professor Anderson Silva, entendeu que as equipes são fortes, competitivas e tem mostrado toda essa evolução em quadra nos últimos anos, através da conquista dos principais títulos estaduais.

O handebol feminino de rendimento tem atualmente 35 jogadoras, dos 15 anos em diante, que treinam diariamente (inclusive sábados), das 7h30 às 12h, divididas em dois grupos: cadetes e juvenis e juniores e adultas.

Liga Nacional 

A participação inédita das jogadoras de Balneário na Liga Nacional é resultado de uma parceria da FMEBC com o Clube Nacional de São José. A equipe será denominada Nacional/SJ/FMEBC/Uniavan. 

Gerson Cabral será o coordenador técnico, Anderson Silva  será o preparador físico e Paulo da Silva, atuará na filmagem e edição dos jogos. Os treinos principais da equipe mista de Balneário e São José serão em Balneário Camboriú, aos sábados. 

“Entre as atribuições de cada entidade, ficou acordado que ao clube de São José caberá a logística administrativa junto a CBHb e ao evento em si (viagens, hospedagens e taxas), enquanto que a equipe da FMEBC entrará com a cedência das atletas, mais os professores para Comissão técnica”, explicou o técnico da equipe.

A Liga Nacional já tem o seu sistema de disputa definido. A 1ª Fase (Conferência Sul) ocorrerá nos dias 3 a 5 de setembro em Criciúma. Participarão da etapa a equipe local da ACRIHF, mais o Nacional/FMEBC, Maringá e Sarandi, ambos do Paraná. Todas as equipes seguem para a etapa seguinte.

A 2ª fase será em São José, no mês de outubro, com as 4 equipes do Sul, mais 4 equipes da Conferência Sudeste. Deste encontro com 8 equipes, 4  passarão para a fase final, que terá ainda a participação de uma equipe da Conferência Norte/Nordeste e uma da Conferência Centro-Oeste. A fase decisiva está marcada para os dias 17 a 20 de novembro, em São Paulo.

Campeonato Brasileiro

“Com muita habilidade administrativa, otimização de recursos, soluções externas e envolvimento das atletas, 

articulamos as possibilidades de participação nas competições”, disse Gerson Cabral, detalhando os campeonatos das equipes de base. 

O técnico explicou que os Campeonatos Brasileiros Cadete (até 16 anos), Juvenil (até 18 anos) e Júnior (até 21 anos) possuem um sistema de disputa semelhante. A CBHb dividiu o Brasil  por regiões, denominadas de Conferências, e para cada região é destinada uma vaga para a fase final, a ser disputada por 8 equipes.

JUNIOR – A Conferência Sul será disputada de 20 a 22 de agosto, num play off, que será realizado em Balneário Camboriú. Participarão as equipes da FMEBC/UNIAVAN e Concórdia. Quem conquistar primeiro 4 pontos classifica-se para a Fase Final, que será disputada em Sorocaba/SP, de 14 a 18 de setembro.

CADETE e JUVENIL – As Conferências Sul das categorias cadete e juvenil serão disputadas em setembro, nas cidades gaúchas de Novo Hamburgo e Campo Bom, respectivamente. Na categoria Cadete disputarão a vaga, além do time de BC, as equipes da Ginástica e Liga Hamburguense de Novo Hamburgo e Associação Torrense de Handebol, de Torres. A etapa final será em Recife, de 19 a 23 de outubro. 

No juvenil, tentarão a classificação as equipes da FMEBC/UNIAVAN, Campo Bom e Torrense. As finais serão no Rio de Janeiro, no período de 16 a 20 de outubro.

Novo modelo de atuação

O técnico Gerson Cabral explicou que durante a pandemia, sem competições, foi implementado um novo modelo de atuação esportiva.  

“Com o professor Anderson Silva e a aprovação da FMEBC, planejamos reforçar a representatividade da equipe e elevar o nome do município, para fora do Estado. Assim, nossas equipes, além de representar Balneário Camboriú nas competições catarinenses (Fesporte, Liga SC e FCHb), participarão também dos Campeonatos Brasileiros das categorias Cadete, Juvenil, Junior e, de forma inédita, da Liga Nacional Adulto. Será um grande desafio, mas não estamos medindo esforços para fortalecer, cada vez mais, o handebol feminino de nosso município”, resumiu Cabral.

The post Handebol de Balneário Camboriú em alta: disputará Liga Nacional Adulta e o Brasileiro em três categorias de base first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também