Nos quatro primeiros dias de novembro, o Teatro Municipal Bruno Nitz será palco do II Festival Internacional de Violão, que reunirá nomes importantes do violão nacional e internacional em uma programação inédita e gratuita, que inclui masterclasses, palestras, exposição de obras, apresentação de livro, recitais e concertos. A iniciativa tem apoio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú e as inscrições estão abertas.
Entre os principais destaques, a participação de Daniel Wolff, o primeiro doutor em violão do Brasil, que participa da abertura do festival. Também estão confirmadas as presenças dos violonistas Gabriel Schebor (AR), Benedikt Mensing (AL/BR), Marcos Pablo Dalmacio (AR/BR), Cristo Miguel de La Cruz (MX/BR), Pablo De Mello Heredia (BR), Daniel Paranhos (BR) e do palestrante Rodrigo Rafael Valentini (BR).
Outra atração será o compositor, arranjador, concertista, maestro e professor Jaime Mirtenbaum Zenamon, que sobe ao palco no dia do encerramento. Autor de inúmeras peças para violão, violino, violoncello, flauta, oboé, bem como trilhas sonoras e obras para orquestra, balé, concertos e óperas, o maestro teve suas obras gravadas em mais de 150 CDs/DVDs. Em 2000, regeu a Orquestra Sinfônica de Berlim, tornando-se o primeiro músico brasileiro a reger essa conceituada orquestra, executando sua própria obra.
A Orquestras da Ilha também estará no palco, apresentando o solista convidado, Cristian Andres Faig (flauta), de Florianópolis.
Interessados em participar dos masterclasses e palestras do festival devem inscrever-se pelo site: https://goo.gl/27ys63.
“A programação do festival é voltada para música de violão solo e conjuntos instrumentais, abrangendo diversas épocas e estilos. A intenção é ampliar o acesso do público da cidade à música erudita, estimulando a participação nesses eventos e oferecendo possibilidade de aprimoramento técnico aos músicos de todo Estado”, afirma Marcos Pablo Dalmacio, músico e compositor, que idealizou o festival.
Programação
1/11 (quinta-feira)
Recepção dos inscritos – a partir das 17h
Apresentação do Festival – 19h30
Recital de abertura – 20h
-Pablo De Mello Heredia / Daniel Paranhos
-Daniel Wolff (BR)
2/11 (sexta-feira)
Masterclass – 9h às 12h
-Gabriel Schebor
-Marcos Pablo Dalmacio
Masterclass – 14h às 17h
-Gabriel Schebor
-Daniel Wolff
Palestra – 18h
– Rodrigo Rafael Valentini
Recital – 20h
-Benedikt Mensing (AL/BR)
-Exposição Victor Sieczko (Artista Plástico)
-Marcos Pablo Dalmacio (AR/BR)
3/11 (sábado)
Masterclass – 9h às 12h
-Daniel Wolff
-Marcos Pablo Dalmacio
Apresentação de livro – 17h
– Marcos Pablo Dalmacio
Recital de alunos – 18h
Recital – 20h
-Cristo Miguel De La Cruz (MX/BR)
-Gabriel Schebor (AR)
4/11 (domingo)
Concerto especial – 17h
-Daniel Wolff, Gabriel Schebor, Marcos Pablo Dalmacio e Quarteto de Cordas
Concerto de encerramento – 20h
-Solista e Orquestra de Cordas da Ilha e solista convidado Cristian Andres Faig (flauta)
-Estreia de obra comissionada ao compositor Jaime Zenamon.
Fonte: Página3