Instituto Catarinense de Cinema será lançado nesta quinta

Relacionadas

O Instituto Catarinense de Cinema (ICC) será lançado oficialmente nesta quinta-feira (19), às 19h30, no Auditório do Ágora Tech Park, em Joinville.

O ICC está com vagas abertas para profissionais do audiovisual, incluindo os que são de Balneário Camboriú e região.

Segundo a diretoria, com o slogan “Cinema Sem Fronteiras”, o Instituto já nasce com o intuito de expansão, de agregar e se fazer presente em todos os municípios catarinenses, com intercâmbio com outros países, comunidades, sem limites para atuar. 

Apesar de o lançamento oficial acontecer nesta quinta, em Joinville – onde é a sede do Instituto, ele já está ‘na ativa’ desde maio do ano passado, quando aconteceram reuniões virtuais com diretores, produtores e profissionais do audiovisual catarinense.

O objetivo principal do ICC é promover o desenvolvimento do setor em Santa Catarina, nas suas mais variadas vertentes, e também descentralizar a indústria do se fazer cinema no Estado, ampliando assim o debate, a articulação, a captação e a produção propriamente dita, além da realização de eventos e festivais de cinema, dos mais variados gêneros. 

Seis mesorregiões catarinenses possuem seus representantes no ICC: a região Norte, o Sul, o Vale do Itajaí (que compreende Balneário Camboriú), a Grande Florianópolis, e ainda as regiões Oeste e a Serrana. 

Balneário Camboriú representado

A região de Balneário é representada pela fotógrafa, produtora e agitadora cultural Dagma Castro, que é vice-presidente da mesorregião.

‘Asfixia’, produção de Dagma Castro (Foto Marcelo Fernandes)

Dagma já fez produção executiva, atuou como assistente de direção, direção, produção e produção de objetos em mais de 20 filmes, entre curta metragens e documentários. É membro fundadora da Film Commission de Balneário Camboriú e do coletivo BC Criativo, esteve presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Balneário Camboriú, está no segundo mandato  no CEC – Conselho Estadual de Cultura, representando o  audiovisual, e é uma das fundadoras do ICC. 

“O cinema catarinense é uma potência que está em desenvolvimento, por isso a importância do ICC, que, como entidade estadual, alarga os braços por todas as regiões do estado. Vamos trabalhar firme na capacitação para fortalecer as regiões mais distantes, contribuir para o desenvolvimento dos produtores e realizadores e dialogar as políticas públicas para o setor. Somos uma cadeia produtiva forte, temos cenários singulares. Somos muitos. Só precisamos nos enxergar como um grande coletivo. Este é o papel principal do ICC: unir o estado como uma grande potência do audiovisual”, diz Dagma.

Também na direção está Marcinha Ferreira, que é da região de Balneário e é escritora, produtora cultural, jornalista, atualmente também exerce o segundo mandato no Conselho Estadual de Cultura, pela linguagem de Letras. No audiovisual, Marcinha atua como roteirista, produtora artística e na produção executiva. 

Saiba mais sobre o ICC (Instituto Catarinense de Cinema)

Com o intuito de unir a comunidade do audiovisual catarinense, o ICC possui além da sua diretoria, que, na grande maioria em suas respectivas mesorregiões é formada por diretores consolidados no cinema. Fazem parte também deste projeto produtores, técnicos, iluminadores, maquiadores, figurinistas e atores.  

O ICC é uma associação sem fins econômicos, fundada em 10 de maio de 2021, com o objetivo de promover e difundir o fazer cinema em SC, criando uma rede colaborativa do audiovisual, além de produzir projetos, celebrar parcerias com outras instituições e poder público, e realizar o repasse dos ‘saberes’ da 7º Arte não apenas no estado, mas no Brasil e quiçá no mundo. 

A sede fica em Joinville (Rua Dona Francisca 8300 – Distrito Industrial Norte), entretanto sua diretoria agrega além do presidente, vice-presidente, diretor e vice-diretor administrativo financeiro, um vice-presidente, um diretor e um vice-diretor de cada mesorregião, e 80 associados espalhados por todo o Estado, constituindo-se dessa forma, uma associação estadualizada. 

Os interessados em fazer parte do Instituto Catarinense de Cinema, devem enviar um e-mail para: [email protected] que a diretoria entrará em contato.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também