Lançamento de mini documentário sobre 100 anos de Arnoldo Cueca e Tarrafa Elétrica encerram Festival Cultura Popular

Relacionadas

O lançamento do Mini Documentário sobre os 100 anos de Arnoldo Cueca, cantador homenageado nesta edição do Cultura Popular – Formação e Partilha, abre a programação de sexta-feira (30), às 20h. Em seguida, uma roda de conversa com Ana Paula da Silva e Alessandra Bernardino, de Joinville e Nado Gonçalves, de Florianópolis, com o tema “Cultura Popular em SC: Luminescência Urgente”.

No sábado (31), a programação fica por conta da Cia Cabelo de Maria e dos Cantadores de Chula de Serra Preta (São Paulo e Serra Preta, da Bahia), com o show Cantos de Trabalho, também às 20h. Para encerrar o evento, dia 1º de novembro (domingo), o show será com os itajaienses do Tarrafa Elétrica e terá intérprete em Libras.

O evento Cultura Popular – Formação e Partilha valoriza a cultura popular brasileira, nesta quarta edição tem sua versão online devido à pandemia causada pelo coronavírus. A programação é gratuita e transmitida pelo canal do Youtube da Jardineira Produções (jardineiraproducoes.com.br).

Arnoldo Cueca

A quarta edição do festival homenageia os 100 anos de Arnoldo Cueca, mestre da cultura popular de Itajaí.

“Os mestres e artistas populares estão sempre se reinventando para que as tradições permaneçam vivas, para que o boi de mamão, o boi bumbá, o côco, a chula, o samba de roda, o maracatu, o tambor de crioula e tantas outras não sejam apenas uma lembrança dos mais velhos, mas parte de nossa cultura, identidade – pois trata de onde viemos, e patrimônio imaterial do nosso país”, acrescenta Natália Pereira, artista, realizadora deste evento e neta do seu Cueca.

O Cultura Popular – Formação e Partilha é um evento de (re) conhecimento e celebração das nossas culturas populares de formação e partilha de saberes entre artistas e público, e do contato com as tradições próprias do nosso país. O evento é realizado pelo Jardineira Produções, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí e renúncia fiscal da UNIMED Litoral.

Programação

-Serão exibidos no canal do Youtube da Jardineira Produções

Sexta, dia 30

20h – Mini Doc

Arnoldo Cueca: 100 Anos do cantador

Roda de Conversa – Cultura Popular em SC

Luminescência Urgente – com Ana Paula da Silva, Alessandra Bernardino (Joinville e Nado Gonçalves (Florianópolis)

Sábado, dia 31

20h – Show

Cantos de Trabalho – com Cia Cabelo de Maria e os

Cantadores de Chula de Serra Preta

(São Paulo/SP e Serra Preta/BA)

Domingo, dia 1

17h – Show

Tarrafa Elétrica- Show com intérprete em Libras

Fonte: Prosa Cultural

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também

Parklets Balneário Camboriú: o correto é que tivessem um padrão

Por William Delfino Jr Parklets como os que foram feitos na Terceira Avenida acho muito positivo (eles são permitidos em Balneário Camboriú desde 2019),...

Conheça o currículo e as ideias dos sete novos vereadores de Balneário Camboriú

Os vereadores reeleitos falam de suas propostas para este novo mandato. Veja também opiniões de quem não se elegeu. Por Marlise Schneider Cezar e...

Após brigar com a mulher, sequestrador foragido foi preso em Camboriú

Um homem que estava foragido da Justiça por sequestro e cárcere privado foi preso na madrugada desta quarta-feira (25) após discutir com a esposa,...