Limpeza do Rio Camboriú é neste sábado: mais de 160 pessoas se inscreveram

Relacionadas

A 2ª Ação Integrada de Limpeza do Rio Camboriú, que recebe diariamente 40 toneladas de esgoto, vai acontecer neste sábado (24), a partir das 7h30. Mais de 150 pessoas se inscreveram para participar do evento, que tem apoio de diversas entidades e também das prefeituras das duas cidades, Balneário e Camboriú. As inscrições já se encerraram e os 168 participantes vão se dividir em 15 embarcações. O Página 3 é um dos apoiadores da iniciativa.

Um dos organizadores, o advogado Valdir de Andrade, diretor de Marketing do Lions BC Centro e presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Balneário Camboriú (CONSEG/BC), explica que haverá duas saídas: uma às 7h30, do píer do Barco do Pirata e outra às 8h da Marina Náutica Camboriú. 

“Tivemos que fechar as inscrições porque precisamos seguir os protocolos de prevenção ao Covid-19. Vão participar 15 embarcações, entre elas duas balsas grandes. Há uma terceira, que está em manutenção, se ela ficar pronta até o fim da tarde desta sexta-feira (23) vamos utilizá-la também. Ela foi cedida pela Construsul, a empresa que está fazendo o alargamento da faixa de areia. Eles nos apoiaram voluntariamente porque gostaram de nossa iniciativa”, conta.

Valdir destaca que outro apoiador é o Oceanic Aquarium, que contribuiu com 300 litros de óleo diesel para os barcos e vão ajudar também na parte pedagógica na edição do vídeo que será feito após a limpeza.

“Será um documentário, queremos mostrar como está o nosso rio e o quanto precisamos cuidar dele. Estima-se que diariamente seja depositado nele, por Camboriú, 40 toneladas de esgoto. Inclusive questionei o prefeito Elcio Kuhnen sobre o assunto e ele se comprometeu a acelerar esse processo, tanto da implantação da rede de esgoto quanto a realização do Parque Inundável”, acrescenta.

A previsão do tempo para sábado é de sol, porém está previsto um aumento da maré, por esse motivo a limpeza começará mais cedo – a partir das 7h30 será a recepção do público no píer do Barco do Pirata, com saída às 8h – mesmo horário da partida da Marina Náutica Camboriú, que aconteceria às 9h. “A limpeza seguirá até às 12h, queríamos fazer até as 14h, mas por conta da incidência da maré não vai ser possível. Estamos com ótimas expectativas, recebemos muitos elogios pela iniciativa, que vejo que será a mais bonita campanha que já fizemos. Conseguimos fazer máscara e camiseta personalizadas, e cada participante também receberá álcool e luva”, completa.

O evento tem ainda apoio da Emasa e da Águas de Camboriú, que levarão seus mascotes, o Jacamasa e a peixinha Lola, respectivamente.

The post Limpeza do Rio Camboriú é neste sábado: mais de 160 pessoas se inscreveram first appeared on Página 3.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também