Meteorologistas emitem alertas com previsão de ventania, chuva e frio intenso nos próximos dias

Relacionadas

Marcelo Pinheiro

Uma nova frente fria associada a uma forte massa de ar frio, de origem polar, avança sobre o Sul do Brasil durante este fim de semana e, juntamente com a formação e intensificação de um ciclone extratropical no oceano, ao largo da costa do Uruguai, favorece a entrada de ar muito frio que provoca uma brusca queda de temperatura em toda a Região já a partir de domingo (27). A combinação de frio intenso com a umidade elevada possibilitam a ocorrência de neve e precipitação invernal (como por exemplo chuva congelada) na região da Campanha Gaúcha, na serra e planalto do RS e de SC e no sudeste do PR nos dias 28 e 29 de junho. O ar gelado que avança sobre o Sul também motivará a ocorrência de geada em muitas áreas do interior do RS, de SC e do PR na segunda-feira e geada ampla (inclusive nas capitais Curitiba e Porto Alegre), podendo ser moderada a forte em quase todo o Sul na quarta-feira, dia 30/06. Na quinta-feira (01/07) o frio já não será tão intenso, ainda assim as condições ainda são propícias para geada em grande parte da Região Sul. As temperaturas mínimas podem cair abaixo de zero nas cidades serranas e de planalto.

Alerta de ventania no RS, em SC e no PR

Marcelo Pinheiro

Neste fim de semana e no início da próxima o deslocamento de uma grande frente fria associada a um intenso ciclone extratropical favorece a ocorrência de ventania em praticamente todo o Sul do país. 

Neste sábado (26) as rajadas de vento mais intensas chegam até 80km/h no RS e variam de 40 a 60 km/h em SC e no centro-sul e no oeste do PR.

No domingo (27) as rajadas de vento mais intensas devem variar entre 60 e 80 km/h no sul, no litoral e na serra do RS e na serra de SC. Nas demais áreas de SC e no sul do PR, variam entre 50 e 70 km/h e, nas demais localidades da Região, variam entre 40 e 60 km/h. 

Na segunda-feira (28) com a proximidade e o deslocamento de um forte e intenso sistema de baixa pressão atmosférica pelo oceano, o vento fica ainda mais intenso e podem ocorrer rajadas de 70 a 90 km/h (com pico de até 100 km/h) no centro-sul e no leste gaúchos e variando entre 40 e 60 km/h em SC, no PR e nas demais áreas do RS. 

Na terça-feira (29) são esperadas rajadas de vento da ordem de 70 a 90 km/h no sul, no leste e no nordeste do RS e no sul e no litoral de SC.

A partir de quarta-feira (30) a tendência é de desintensificação destas rajadas, mas que ainda podem variar de 40 a 60 km/h pela manhã no litoral do RS e de SC

Previsão até quarta-feira

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Domingo (27/06):

Tempo: do Oeste ao Litoral Sul céu encoberto com chuva e trovoadas isoladas a partir da manhã e estendendo-se ao restante do dia. Na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí variação de nuvens e chuva principalmente entre o fim da tarde e à noite. No Planalto Norte e Litoral Norte aberturas de sol com aumento de nuvens no final da tarde.

Temperatura: com pouca variação no Oeste e Meio Oeste e mais levada na manhã e início da tarde nas demais regiões. No fim do dia declínio acentuado de temperatura devido ao avanço de uma massa de ar polar.

Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: frente fria em deslocamento por SC e avanço de um sistema de alta pressão (massa de ar polar) pelo Uruguai, RS e divisa com SC no final do dia.

Segunda-feira (28/06):

Tempo: instável com muitas nuvens e chuva em todas as regiões de SC, devido a frente fria no litoral e um cavado (área de baixa pressão). No final da tarde e noite chance de chuva com neve e chuva congelada no Meio Oeste, Planalto Norte e no Planalto Sul.  

Temperatura: baixa, frio intenso no estado com neve na tarde e noite do Meio Oeste aos Planaltos.

Vento: sudoeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Terça-feira (29/06):

Tempo: aberturas de sol em SC, com mais nuvens e nevoeiros no início do dia no Oeste. Tempo instável com chuva fraca no início da manhã do Meio Oeste ao Litoral. Persiste a condição de chuva congelada no Meio Oeste e Neve no Planalto Norte e Planalto Sul especialmente na madrugada e amanhecer. 

Temperatura: baixa com mínimas de -4°C a -6°C nas áreas altas do Planalto Sul, de 0°C a -3°C no Meio Oeste e de 5°C a 7°C no Oeste e Litoral. No decorrer do dia frio intenso no estado com máximas de 4°C a 5°C nas áreas altas do Planalto Sul, e não passam de 11°C na maior parte das demais regiões.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.

Quarta-feira (30/06):

Tempo: ensolarado e frio intenso em todas as regiões de SC.

Temperatura: baixa com mínimas abaixo de zero graus, sobretudo no Oeste, Meio Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e área serrana da Grande Florianópolis altas da Grande com formação de geada ampla no estado. No decorrer do dia temperatura com pouca elevação.Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Planalto Sul.

The post Meteorologistas emitem alertas com previsão de ventania, chuva e frio intenso nos próximos dias first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também