Mexe-Mexe: o bloco mais tradicional de Balneário Camboriú comemora 30 anos de Carnaval

Relacionadas

Mexe-Mexe

Desfilando pelas ruas de Balneário Camboriú há 30 anos, o bloco Mexe-Mexe segue firme. Fundado em novembro de 1989, quando um grupo de 15 amigos (contando seus familiares), sentiu a necessidade de ‘brincar o Carnaval de rua’, que não existia em Balneário na época. O Mexe-Mexe sai na sexta-feira (21), às 20h45, e abre os desfiles de sábado (22) a segunda (24), nesse mesmo horário. Haverá também apresentação na praça Tamandaré na terça-feira (25).

Marisa Inês Regis fazia parte desse grupo de amigos e permanece até hoje no Mexe-Mexe, sendo vice-presidente. Ela relembra que os encontros aconteciam no Bar do Mano, na Rua Inglaterra, no Bairro das Nações, e lá já tocavam sambas e cantavam, mas Carnaval não existia. O primeiro desfile do grupo, com o nome Mexe-Mexe, aconteceu no Carnaval de 1990.

“Desde o primeiro momento decidimos tocar as marchinhas de Carnaval e sambas de raiz, para recriar a saudável brincadeira de Carnaval de Rua, entre familiares e amigos. Na primeira vez seguimos a pé, cada um carregando seus instrumentos, da Rua Inglaterra até o Calçadão da Avenida Central”, diz.

Em 1992 a prefeitura fez o primeiro Carnaval oficial da cidade, e em 1994 o Mexe-Mexe adquiriu o Jeep e a famosa carretinha, que foram reformados e seguem até hoje.

“Nesses 30 anos completados em 2019, nunca deixamos de sair em um Carnaval sequer, com ou sem desfile oficial”, acrescenta.

O espírito familiar e de Carnaval entre amigos não se perdeu com o passar dos anos, tanto que mesmo tendo venda de abadás, o Mexe-Mexe preza por controlar o número, já que o objetivo não é ser um bloco grande – a maioria dos ‘foliões’ são amigos e familiares, que se reúnem ao longo do ano.

Marisa analisa que a sociedade mudou muito dos anos 90 para hoje, mas que o Mexe-Mexe ‘nem tanto’, permanecendo fiel às marchinhas, por considerarem que eles, com sua simplicidade e pluralidade, mantém o Carnaval. “Trio-elétrico, Escolas, grandes blocos, tudo vale, tudo é cultura, apenas optamos pelas marchinhas e sua simplicidade. Inclusive o bloco não tem fantasia, é camiseta, bermuda e chinelo (risos). A prioridade é a música. Por exemplo, estes dias o bloco passou pela cidade e tocamos ‘Colombina Iê Iê Iê’, quem mais tocaria? Só nós (risos)”, explica.

O povo gosta

A vice-presidente vê que a Liga Carnavalesca também vem contribuindo com o Carnaval de Balneário, assim como poder público.

“Mas o principal é que tem público, o povo participa e gosta”, diz.

Mesmo assim, Marisa diz que é preciso mais incentivo financeiro, porém afirma que ‘o espírito carnavalesco, o da felicidade por nada, esse o povo brasileiro traz na alma e não acaba, não’.

“Balneário Camboriú é uma cidade atípica, turística, precisa de entretenimento. Se um dia resolverem importar Escolas e fazer um desfile colossal, vai ter público, inclusive nós (risos), mas o mais importante é não ‘matar’ os blocos e isto Balneário não faz, eles se multiplicam”, completa.

Programação

Sexta-feira (21), às 20h45, o Mexe-Mexe sairá pelas ruas sem parar, só com os integrantes e a carretinha. Sábado, domingo e segunda (22, 23 e 24) o bloco sai da Rua 2.000 indo até a Tamandaré com todos os foliões dos desfiles de blocos. “Terça-feira (25) é o que mudou, este ano vamos tocar 45 minutos no palco da Praça Tamandaré”, completa.

 

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também

Inclusão Social realiza Censo sobre população de rua de Balneário Camboriú

A Secretaria da Inclusão Social está fazendo um Censo sobre a População de Rua e nos três dias em que o trabalho iniciou, atendeu...

Moradores reclamam de ‘remendo’ no asfalto da Rua Uganda

O Página 3 foi procurado durante a semana por moradores da Rua Uganda, no Bairro das Nações, que apontaram um ‘remendo’ no asfalto feito...

Mágica Digital de Natal: atrações Disney e Papai Noel interativo já estão no Balneário Shopping

Este ano crianças e adultos poderão interagir com o Papai Noel em uma tela gigante que o Balneário Shopping inaugurou no último dia 13....