Missão Fotográfica lança livro online com registros históricos sobre Balneário Camboriú

Relacionadas

A fotografia tem papel histórico nas referências visuais, memórias e recordações da sociedade. Dentro deste conceito, o projeto Missão Fotográfica Nefa BC apresenta o resultado final em um livro online, intitulado ‘Olhares Poéticos sobre Balneário Camboriú’, do qual participaram 11 fotógrafos e que será lançado neste sábado (17), às 18h, via plataforma Zoom.

Imagem de Felipe Gallarza

O coordenador da Missão Fotográfica, Flávio Fernandes, explicou que o lançamento do projeto aconteceu na 5ª edição do BC Foto Festival (junho), dentro da programação virtual do evento, e a finalização em um lançamento via plataforma zoom, contando com a participação dos autores e curadores.

“No contexto de uma missão fotográfica, o fotógrafo passa a ser os olhos do público ao transitar em territórios desconhecidos e trazer, por meio da imagem fotográfica, uma leitura própria da realidade”, disse o fotógrafo Flavio Fernandes.

Cada um dos fotógrafos convidados desenvolveu um projeto no qual procurou evidenciar um aspecto da cidade de Balneário Camboriú, 

Os fotógrafos foram acompanhados por uma equipe de orientadores, por meio de reuniões online, em decorrência da pandemia Covid 19. Participam da equipe, além do coordenador e fotógrafo Flávio Fernandes, o fotógrafo e professor Marcelo Greco como consultor, e os orientadores Lucila Horn e Marcelo Fernandes 

“Ao combinar o trabalho em equipe com as individualidades de cada fotógrafo, as pesquisas são orientadas a partir do caráter autoral dos participantes, para então realizar uma coleção de ensaios fotográficos, uma documentação poética sobre nossa identidade,”, explica a orientadora Lucila Horn.

Arquivo de Memórias

Flávio disse que um dos pontos relevantes do processo desta missão é a formação de importante arquivo para a memória, com a criação de documentação poética. A missão fotográfica NEFA – BC tem como objetivo colocar a produção fotográfica contemporânea de Balneário Camboriú no circuito latino-americano e fomentar os artistas selecionados a participarem do circuito contemporâneo de eventos e editais no campo da fotografia.

Livro e Projeção

O livro é um espaço expositivo democrático e de maior alcance, e que se alinha com os movimentos atuais de publicações (feiras, encontros, festivais) muito importantes na formação e difusão dos trabalhos fotográficos contemporâneos.

O formato projeção multimídia possibilita a circulação do resultado de forma mais ágil e sem custos de transporte. 

“Os resultados deste projeto, além de servirem ao mesmo tempo como um portfólio para os fotógrafos envolvidos, serão um importante material histórico e poético para a memória da cidade”, concluiu o orientador Marcelo Fernandes.

Fotógrafos da Missão

Carla Bordin, Celso Peixoto, Cicero Viégas, Flavio Fernandes, Lucas Correia, Diorgenes Pandini, Felipe Galarza, Paloma Gomide, Thainara Girardi, Rivo Biehl e Soninha Vill.

Contrapartida

O projeto ofereceu em abril uma oficina para educadores, com 140 participantes de todo Brasil, por meio da plataforma Zoom e com a temática “Fotografia e documentação Poética”. A oficina contou com   a parceria do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – Live/Ceart/Udesc e da Associação de Arte Educadores de Santa Catarina (AAESC).

No início de maio, o projeto realizou uma palestra aberta ao público com tema “Missão Fotográfica”, por meio da plataforma ZOOM e com a participação dos artistas Lucas Correia, Soninha Vill e Paloma Gomide, que ficará disponível no site www.nefa.com.br/nefabc.

NEFA BC

Missão Fotográfica do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA) em Balneário Camboriú tem como tema Cartografias da Cidade. É um projeto patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC). O livro ficará disponível na internet (www.nefa.com.br, www.bcfotofestival.com.br, ).

The post Missão Fotográfica lança livro online com registros históricos sobre Balneário Camboriú first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também