Mostra Camaleoa: mulheres fazendo arte em Balneário Camboriú

Relacionadas

A banda curitibana Mulamba

Por Dani Sisnandes/JP3

Na próxima semana Balneário Camboriú vai receber a primeira edição da Mostra Camaleoa, um evento com foco no protagonismo da mulher na produção de eventos e na criação artística. Entre os dias 11 e 14 de outubro haverá oficinas, bate papos, espetáculos de dança e shows. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público.

A ideia é fortalecer redes e gerar reflexão sobre o espaço que a mulher ocupa no setor cultural, por isso a programação é forrada de provocações, das oficinas a rodas de conversa, culminando com os shows. Um dos destaques é a banda curitibana Mulamba, formada apenas por mulheres.

As inscrições para as oficinas serão feitas gratuitamente, de forma presencial, 30 minutos antes do horário de início, portanto, estão sujeitas a lotação. Já os ingressos para os espetáculos no Teatro Bruno Nitz serão distribuídos uma hora antes do início de cada sessão.

Segundo as idealizadoras do projeto, Thaina Gasparotto e Beatriz Gonçalves, o evento foi pensado para acontecer entre o primeiro e segundo turno das eleições, justamente para possibilitar um momento de união entre mulheres que seguem na luta por igualdade de direitos e pela desconstrução de um padrão excludente.

Thaina e Beatriz contaram que decidiram realizar a Mostra Camaleoa em Balneário Camboriú porque reconhecem aqui um importante espaço, de efervescência na área cultural e onde as discussões sobre o protagonismo da mulher crescem a cada dia.

O evento tem apoio da Fundação Cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Quem são as proponentes

Beatriz, 23 anos, atriz, dançarina e produtora cultural, é graduanda do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Thaina, 24 anos, atriz, dançarina e produtora cultural, é graduada no curso de Licenciatura em Teatro da UDESC (2017). A produção e a execução do projeto contam também com Jade Monteiro, 22 anos, produtora cultural e graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).


Veja a programação:

◆ DIA 11 (quinta-feira)

[13:30] – Oficina temática “Criação de diário de bordo” (com Ieda Gonçalves e Rita de Cássia). Onde: Casa Linhares.
*esta atividade é fechada para as artistas da mostra

[17:00] – Oficina “Ser consciente, ser movente” (com Caro Costa). Onde: Sesc Balneário Camboriú.

[20:00] – Espetáculo “A Menina Boba – Desmontagem” (com Barbara Biscaro). Onde: Teatro Municipal Bruno Nitz.

◆ DIA 12 (sexta-feira)

[9:00] – Oficina temática “A mulher na arte através do estêncil” (com Jade Monteiro). Onde: Casa Linhares.

[15:00] – Espetáculo “Antiprincesas” (com Duas e Só). Onde: Teatro Bruno Nitz. *apresentação em comemoração ao dia das crianças

[18:00] – Performance “Precária” (com Elke Siedler). Onde: Calçadão da Central.

[20:00] – Espetáculo “Preta-à-Porter” (com Coletivo NEGA). Onde: Teatro Bruno Nitz.

[21:00] – Roda de conversa sobre a vivência da mulher negra (com Coletivo NEGA). Onde: Teatro Bruno Nitz.

◆ DIA 13 (sábado)

[9:00] – Oficina de teatro e voz “Per-sonar: vocalidade, corpo e emoções” (com Barbara Biscaro). Onde: Sesc Balneário Camboriú.

[14:30] – Espetáculo “Mini-micro-porém-magnífico: espetáculo de circo” (com Cia. Uma da Outra). Onde: Praça Bruno Nitz.

[15:30] – Roda de conversa “A mulher ocupando espaços” (com Bia Mattar, Elke Siedler, Heloisa Marina e Juliana Ricci). Onde: Galeria Municipal de Arte.

[20:00] – Show “La Leuca” e “Mulamba” (La Leuca e Mulamba). Onde: Teatro Municipal Bruno Nitz.

◆ DIA 14 (domingo)

[10:00] – Oficina de dança “Percepção e ação poética” (com Elke Siedler). Onde: Sesc Balneário Camboriú.

[15:00] – Ação “Vértice em movimento – percurso e repercussões em curso” (com Projeto Vértice Brasil). Onde: Galeria Municipal de Arte.

[19:00] – Espetáculo “Peso Bruto” (com Jussara Belchior). Onde: Teatro Municipal Bruno Nitz.

◆ DIAS 11, 12, 13 E 14 (todo o evento)

[13:00 – 19:00] – Exposição de arte impressa e fotografia (com Bendita Coletivo e Brianne Lee). Onde: Galeria Municipal de Arte.

Acompanhe tudo na página do evento.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também

Golpe não dá certo e governador Carlos Moisés voltará ao cargo

O Tribunal Especial de Julgamento de Carlos Moisés, referente ao caso do reajuste dos procuradores, continua reunido, mas as declarações de voto de...

Cancelado o retorno das escolas públicas e interrompidas as aulas nos colégios privados

Interrupção por causa da pandemia leva sistema educacional a sofrer pesadas perdas A Secretaria de Estado da Educação (SED) decidiu que as cidades que...

OAB Camboriú entrega donativos de evento beneficente ao Lar de Idosos

Representantes da OAB Camboriú entregaram ao Lar da 3ª Idade Padre Antônio Dias, nesta quarta-feira (18), os donativos adquiridos com parte da quantia arrecadada...