Mostra de Culinária Tradicional dos Municípios da AMFRI será nesta terça-feira em Itajaí

Relacionadas

Balneário Camboriú participará da 1a. Mostra de Culinária Tradicional dos Municípios da AMFRI, na próxima terça-feira (26), a partir das 13h, no Centreventos de Itajaí. 

O objetivo da Mostra organizada pelo Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura, é apresentar conhecimentos e modos de fazer da culinária tradicional, colaborar com o processo de geração de renda e fomentar o empreendedorismo dos detentores das tradições.

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú estará representada pela superintendente Denize Leite e pela diretora Lilian Martins, que falarão sobre a experiência do 1º Roteiro Gastronômico Cultural, realizado ano passado na Primavera.

Lilian disse que a 1ª Mostra de Culinária Tradicional da AMFRI foi criada com os mesmos objetivos do roteiro de Balneário Camboriú, que é mostrar a riqueza do patrimônio imaterial expresso no “saber fazer” na culinária.

Cada município da AMFRI estará com dois culinaristas locais, com a degustação dos pratos. Balneário Camboriú estará representada por Dona Lala, do Engenho de Taquaras, e Maria do Restaurante Passarela na Barra, restaurante que também entrou no 1º Roteiro Gastronômico Cultural.

“A Mostra procura evidenciar a cultura alimentar da região da AMFRI: as manifestações do modo de vida das comunidades tradicionais, através de receitas que são transmitidas de geração em geração, e são a identidade cultural. Estas receitas, que usam técnicas de produção tradicionais, com insumos locais, podem e devem ser usadas como um implemento econômico importantíssimo”, descreveu Lilian.

Ela reforça que os produtos apresentados pelas duas representantes são o retrato da diversidade cultural de Balneário Camboriú.

Maria Luiza empanada, delícias da Barra (Divulgação/FCBC)

“A farinha de engenho congrega conhecimento dos engenhos europeus e a mandioca cultivada por nossas comunidades indígenas ancestrais, assim como o uso do colorau. Os peixes locais, como Maria Luíza, tem baixo valor comercial e propriedades nutricionais excelentes”, destacou a diretora da Fundação.

Mais participantes

Além de Balneário Camboriú, participarão da Mostra representantes de Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

O presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e Superintendente da Fundação Municipal Cultural de Penha, Eduardo João de Souza, disse que a diversidade gastronômica da região tem se destacado cada vez mais, por isso a necessidade da realização de um evento que fomente a tradição culinária de toda a região.

“Teremos pelo menos um representante de cada município da AMFRI: Cada representante trará alimentos que contam as histórias familiares e tradições, com diversidade de produtos e origens, como a mandioca de origem indígena, produtos como a cachaça feitos por descendentes de alemães e africanos, doces de origem belga, comidas de origem italiana, além dos frutos do mar de origem açoriana e do Brasil”, destaca.

O projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 e executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. A Produtora cultural do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da AMFRI (CIM-AMFRI), Bárbara Kristansen, explica o projeto.

“A culinária tradicional foi um assunto muito debatido e com o Edital Aldir Blanc o colegiado entendeu que era uma área na qual pudesse fazer o projeto, uma vez que a culinária é um patrimônio imaterial da nossa região. Além de degustar diversas opções que agradem todos os paladares, a intenção é mostrar a cultura da região através da comida, juntamente com o conhecimento teórico através de palestras, compartilhamento de experiências e mesa redonda”, explica.

Programação

13h – Credenciamento

14 – Palestra com Prof. Dra. Yolanda Flores da Silva (UNIVALI) – “Comer, Beber e Estar Junto: a hospitalidade culinária e seus reflexos no bem-estar de residentes e visitantes “

15h – Palestra com CITMAR – “Perspectivas do mercado turístico cultural e gastronômico: o caso da Costa Verde & Mar”

15h45 – Relato de experiência com Fundação Cultural de Balneário Camboriú – “Roteiro Gastronômico Cultural”

16h15 – Mesa redonda com Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau e Itajaí Convention – “Eventos gastronômicos da região “

17h – Mostra de Culinária Tradicional com apresentação cultural

O evento é uma realização da AMFRI através do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura, com patrocínio da Secretaria Especial de Cultura e Federação Catarinense de Cultura através do Edital Aldir Blanc, com apoio da Fundação Cultural de Itajaí e Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar (CITMAR), Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau e Itajaí Convention Bureau.

Interessados em participar do evento favor entrar em contato com a Coordenadora do Colegiado de Cultura da AMFRI, Jeanete Fagundes através do e-mail [email protected] ou através do telefone 47 3404-8000.

The post Mostra de Culinária Tradicional dos Municípios da AMFRI será nesta terça-feira em Itajaí first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também