Música eletroacústica em usos comerciais encerra ciclo de palestras e concertos nesta quinta-feira

Música eletroacústica em usos comerciais encerra ciclo de palestras e concertos nesta quinta-feira

O último encontro do ciclo de palestras e concertos sobre música eletroacústica será nesta quinta-feira (15), às 20h, de modo virtual, pelo YouTube (clique aqui). O tema será a música eletroacústica em seus usos comerciais. Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, o evento é gratuito, aberto a todos os interessados e não requer experiência musical prévia, nem a participação nos encontros anteriores.

O projeto é do compositor Fliblio Ferreira e no encontro desta quinta-feira será abordada a utilização e as influências da música eletroacústica (feita pela manipulação da gravação sonora e da geração de sons eletrônicos) em expressões culturais diversas da economia criativa, como o cinema, a música popular, o teatro e o mercado de games. Durante a palestra serão difundidas obras autorais do compositor, bem como de outros realizadores do cenário brasileiro.

O objetivo do evento é levar conhecimento sobre esse universo musical. Na palestra-concerto, as escutas são intercaladas por momentos de explanações e exemplificações mais duradouras que em um concerto comentado tradicional. Ela é destinada ao público em geral, apreciadores de arte e cultura, músicos e estudantes de música, produtores e demais interessados em música e tecnologia.

Nos encontros anteriores, foram abordados o surgimento da música eletroacústica na Europa e no Brasil, em 4 de novembro, o uso do espaço acústico para a composição musical, em 2 de dezembro, a música eletroacústica para o audiovisual, em 3 de fevereiro, e a música eletroacústica mista, em 2 de março.

“Esta portanto será a última oportunidade para os interessados neste assunto”, convidou Fliblio.

Sobre o compositor

Vencedor do Prêmio Funarte de Composição Clássica e do Prêmio Nacional de Composição Música Hoje, entre outros prêmios de composição erudita do país, Fliblio Ferreira graduou-se no Curso Superior de Composição e Regência e em Licenciatura em Música, ambos pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Especializou-se em Análise Musical pela EMBAP e se tornou mestre em música e tecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo participado de inúmeros cursos e festivais internacionais, como o Festival Internacional de Campos do Jordão (2006 e 2008) e o curso de Film Scoring, da Berklee College of Music (2016). Entre a produção do artista estão obras para as mais diversas formações instrumentais de música popular e de música de concerto, desde músicas solo até obras para grande orquestra. Atualmente, Fliblio é doutorando em Música e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Membro da Sociedade Geral de Autores e Editores da Espanha.

Serviço

O que: Ciclo de Palestras e Concertos Sobre Música Eletroacústica

Quando: quinta-feira (15 de outubro), às 20h

Onde: Online, pelo YouTube. clique aqui

Quanto: Gratuito