NAI promove mutirão de consultas de retorno neste sábado: Saúde está tentando ‘higienizar’ filas de espera

Relacionadas

A Secretaria de Saúde promove um mutirão de consultas de retorno de neurologia, cardiologia e reumatologia em pacientes do Núcleo de Atenção ao Idoso (que fica na Rua Angelina, s/n, no Bairro dos Municípios) neste sábado (26), das 7h às 19h. Serão 18 consultas de neurologia, 17 de reumatologia e 22 de cardiologia – todas agendadas por telefone diretamente com os pacientes. A ação tem como objetivo reduzir as filas de espera para estas especialidades.

‘Higienização’ das filas e consultas de retorno 

A secretária de Saúde, Leila Crócomo explica que a Saúde vem realizando mutirões há algum tempo.

“O objetivo é ‘higienizar’ as filas, já que como há pessoas que aguardam há muito tempo, precisamos saber quem ainda aguarda, já que alguns desistem e não nos informam disso. No caso dos mutirões, é imprescindível que quem confirme conosco, vá na consulta! Quem não puder ir, deve avisar antes para conseguirmos chamar outra pessoa que está esperando, porque se não gera uma nova fila de espera”, salienta. 

Através dos mutirões, que acontecem aos finais de semana, a Saúde espera conseguir ‘agilizar’ os atendimentos e reduzir a fila. 

Desta vez, o mutirão do NAI é focado em consultas de retorno que, hoje, possuem mais demanda do que as primeiras consultas, segundo Leila. 

“Na primeira consulta conseguimos fazer também por teleconsulta, mas o retorno é necessário para ver como tem sido o tratamento, resultados de exames solicitados na primeira consulta, etc. Como temos feito seguidamente mutirões, acredito que não temos tantas pessoas esperando há muito tempo. Mas, sempre, toda primeira consulta requer retorno, avaliação por parte do médico para saber como está o paciente”, afirma.

Emergências: procurar direto UPA, PA ou Ruth Cardoso 

Leila destaca que há pessoas que não podem esperar pela consulta especializada, e afirma que são aconselhadas que procurem diretamente pela Emergência (UPA Nações, PA da Barra ou Hospital Municipal Ruth Cardoso). 

“Podem procurar, pois assim agiliza o atendimento. Sabemos também que muitas vezes as pessoas optam por atendimento particular, por isso é necessário que nos avisem que desistiram da consulta, assim conseguimos chamar o próximo paciente e a fila é ‘atualizada’. Outro ponto que também destacamos é a importância de as pessoas manterem seu cadastro atualizado. Se mudou de telefone, nos informe”, acrescenta.

Situação de cirurgias é mais complexa 

Marcelo Achutti (Divulgação)

O vereador Marcelo Achutti informou ao Página 3 que, conforme dados de segunda-feira (21), existem 12.279 pessoas na fila para efetuar algum tipo de cirurgia ou procedimento em Balneário Camboriú. 

Segundo ele, há pessoas aguardando desde 2012. 

Achutti destacou que, de acordo com a portaria da Secretaria do Estado da Saúde nº 505 de 13/05/21, as unidades hospitalares já estão autorizadas à realização dos procedimentos cirúrgicos, que haviam sido paralisados por conta da pandemia do Covid-19. 

“Portanto, vamos indicar ao Poder Executivo para que retornem com as cirurgias eletivas através de um mutirão, para que nossos munícipes possam ser atendidos o mais rápido possível. A saúde dos nossos munícipes também faz parte das Políticas Públicas”, disse. 

Sobre a situação das cirurgias, a secretária Leila diz que é mais ‘complicado’, e que não é tão simples fazer um ‘mutirão de cirurgias’. 

“É mais difícil. Estamos fazendo um mutirão de cirurgia de catarata, mas através de financiamento do Estado. Hoje o Hospital de Penha é referência na região nesse sentido. Toda cirurgia que depende de internação na UTI ainda não está sendo realizada. Para voltarmos com as cirurgias é preciso que os nossos índices (de Covid) melhorem, por isso que ainda não retornamos com as eletivas. Mas quando a situação melhorar, pretendemos agilizar as cirurgias de alguma forma, sim”, explica. 

Leila aproveita para apontar que pacientes que sintam dor ou qualquer incômodo e que estão aguardando cirurgia, também devem procurar a Emergência.

The post NAI promove mutirão de consultas de retorno neste sábado: Saúde está tentando ‘higienizar’ filas de espera first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também