Um evento para quem curte turismo de observação de aves é uma das novidades na programação dos 54 anos de Balneário Camboriú e vai acontecer neste sábado (21) e domingo (22), no Atracadouro Barra Sul, em Balneário Camboriú, das 9h às 17h. O encontro é gratuito (com exceção do passeio de observação) e inclui palestras e oficinas.
Durante o Observa BC será lançada a campanha para escolha da ave símbolo de Balneário Camboriú.
O biólogo Cristiano Voitina, autor do livro ‘Aves Catarinenses’ é o idealizador do Observa BC, que tem a proposta principal de desenvolver nas pessoas o hábito da observação e desta forma aumentar o espírito conservacionista das aves e seus biomas.
“O movimento Observa SC, iniciado no Observa Joinville em novembro de 2017, vem com a proposta de criar uma agenda anual de atividades do encontro em Balneário Camboriú e lançar a campanha para a escolha da Ave Símbolo de Balneário Camboriú. Os esforços estão concentrados para divulgar as riquezas de nosso estado, que vem chamando a atenção de observadores de todas as partes de mundo”, disse Voitina.
Segundo o biólogo, um estudioso no assunto, no Brasil existem 1900 espécies e mais de um terço desse total, está em Santa Catarina.
“Esse é um fato desconhecido por muitos catarinenses e esta nova modalidade de turismo sustentável vem crescendo no mundo e nosso Estado com biomas distintos como manguezais, floresta ombrófila densa, floresta ombrófila mista, campos de altitudes e restinga, verdadeiros paraísos paisagísticos, possibilita uma rica biodiversidade de avefauna oportunidade para os observadores”, disse Voitina.
A inscrição para participar do Observa BC é gratuita no site www.avescatarinenses.com.br.
A participação na saída de barco para a observação de aves oceânicas costeiras e pelágicas custará R$200. A saída será às 8h, dia 21/07, com duração de 3h30min, e o embarque será no mesmo local do evento. Os inscritos na saída de barco terão direito também a dois ingressos para o teleférico Parque Unipraias.
Ave Símbolo
A campanha para a escolha da Ave Símbolo de Balneário Camboriú, começa no dia 22 de julho de 2018, votação on-line no site www.avescatarinenses.com.br até 15 de setembro. O resultado será divulgado dia 4 de outubro, em comemoração ao Dia da Ave.
Informações: Carla Cravo – 47 9-9953-9049 ou [email protected]
Programação Observa BC
dia 21 – sábado
8h – Saída Observação Aves Oceânicas Costeiras e Pelágicas.
8h-9h30 – Credenciamento.
9h30-10h30 – Palestra – Projeto de Reintrodução do Papagaio de Peito-Roxo, Thaís Brisque (bióloga do Instituto Espaço Silvestre).
10h30-12h – Palestra – A importância da comunidade na criação e gestão de Unidades de Conservação, Walter Steenbock (eng.agrônomo, doutor em ciências, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lotado atualmente no CEPSUL (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul).
11h30-Retorno da Saída Observação Aves Pelágicas.
12h-14h – Intervalo
14h – Participação Polícia Ambiental: ‘O papel da Polícia Ambiental e sua área de abrangência’.
14h30 – Palestra – Aves Oceânicas e Ações de Conservação, Maira Carvalho Marenzi (oceanógrafa e mestranda em Ciências e Tecnologia Ambiental, Univali).
15h30- Palestra Apresentação Revista Científica: Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology – para envio de artigos e relatos, Maira Carvalho Marenzi, oceanógrafa e mestranda em Ciências e Tecnologia Ambiental, Univali.
16h – Palestra Reserva Particular Patrimônio Natural RPPNs, modelo brasileiro de preservação que deu certo (Lauro Bacca, naturalista, biólogo e ativista ambiental).
17h – Encerramento.
dia 22- Domingo
9h – Oficina de construção de brinquedos para papagaios em reabilitação para soltura para público infanto-juvenil- Thaís Brisque (bióloga do Instituto Espaço Silvestre).
10h30- Palestra – CEMAVE e o monitoramento das aves limícolas migratórias no Brasil, Danielle Paludo (oceanógrafa, analista ambiental no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Aves Silvestres, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – CEMAVE/ICMBio).
12h-14h – Intervalo
14h – Palestra – A importância da Praia de Tijucas para as Aves Migratórias e Ave-fauna local, Cristiano Voitina (biólogo, pesquisador e autor livro Aves Catarinenses).
15h – Apresentação das pré-candidatas a Ave Símbolo de BC, Cristiano Voitina, biólogo, pesquisador e autor livro Aves Catarinenses.
16h – Lançamento Campanha Escolha da Ave Símbolo de BC – Coquetel, participação como convidada de honra Lenir Alda do Rosário (bióloga, pioneira nos estudos de aves do Estado).
17h – Encerramento.
Fonte: Página3