O verão em Balneário Camboriú: Réveillon está mantido e temporada deve ser ‘histórica’

Relacionadas

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (2), em evento fechado para a imprensa, secretariado e entidades de classe, a apresentação do Plano Verão BC 2022

O prefeito Fabrício Oliveira e secretário de Turismo Geninho Góes apresentaram tudo o que o governo municipal fez para preparar a cidade para a temporada de verão que, segundo entidades ligadas ao turismo, deverá ser a melhor dos últimos anos. O Réveillon de Balneário Camboriú está mantido, e terá oito balsas, além do maior relógio de contagem regressiva para o Novo Ano (na Big Wheel).

O prefeito Fabrício Oliveira foi questionado durante o evento sobre dois pontos ainda não resolvidos: a questão dos banheiros públicos e iluminação da praia central. 

Sobre os banheiros, ele disse que não há ‘tempo hábil’ para contratação porque as empresas do segmento não conseguem entregar e por isso estão contando com o apoio da iniciativa privada, que consegue contratar diretamente.

Sobre a iluminação da praia uma licitação específica estaria ‘no cronograma’ e deve acontecer até o fim do mês.

.

A melhor e a mais organizada temporada

Prefeito Fabrício disse que a cidade está pronta para o verão (foto Renata Rutes)

O prefeito Fabrício Oliveira disse que as ações desenvolvidas foram baseadas em números, e isso inclui a realização do Réveillon, citando que a cidade já tem 70% de vacinados. “Temos condição de fazer, sim, com responsabilidade e organização. Manter o Réveillon foi uma atitude responsável nossa, diante de nossos números, e estamos preparados! Desde a parte da vacinação, a parte hospitalar, os próprios eventos, o planejamento, o aumento da praia, que agora temos mais espaço. E temos necessidade de uma retomada, com muita responsabilidade”, afirmou.

Secretários, forças de segurança e entidades participaram do evento (foto Renata Rutes)

Ao Página 3, Fabrício citou ainda que quando o governador Carlos Moisés anunciou a Portaria nesta terça-feira (30), ele ‘manteve rapidamente’ a decisão de não cancelar o Réveillon. “E eu buscaria, se precisasse, judicialmente para podermos fazer o que Balneário Camboriú já tem feito até então – assumido a liderança, na ausência do Estado para a questão da saúde, na ausência do Estado em uma discussão de um planejamento sobre a pandemia, e nós continuaremos a exercer o nosso papel com firmeza e com solidariedade”, pontuou. 

Fabrício comentou ainda que a cidade está organizada e que o mais importante é o envolvimento com a sociedade, com sugestões e apontando falhas, para corrigi-las. 

“Nossa cidade se reinventou, e temos sim como fazer a melhor e mais organizada temporada da história de Balneário Camboriú”, comentou.


Temporada já começou

Geninho destacou o Réveillon (foto Renata Rutes)

O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Geninho Góes, explicou na apresentação que o que foi mostrado no evento foi ‘um resumo’ porque o Plano original teria ‘mais de 500 páginas’. 

“O foco é o turismo, e como cada secretaria municipal e órgãos da segurança estão focando nisso”, salientou, citando que a temporada começou, porque aos finais de semana os hotéis já estão lotando, ‘uma amostra muito boa do que será a temporada de verão’. 

“O cenário possibilita uma temporada histórica: a alta do dólar que impede as pessoas de irem para fora, de viajar, e alguns países estão fechando fronteiras. Balneário está muito bem vista no cenário nacional como uma cidade que realmente é turística, com muitas coisas para fazer aqui”, afirmou.

Segundo maior show do país

Geninho pontuou que cada o planejamento se deu em cima da estimativa de fluxo turístico (a base de cálculo foi a produção de lixo domiciliar por pessoa – considerando os meses de dezembro a março), em 2018/2019 Balneário recebeu 2.014.503 turistas, já em 2019/2020 1.922.237 e na última, a ‘temporada da pandemia’ 1.448.945 (28,07% a menos que 2018/2019). 

“Será o segundo maior espetáculo do país, o nosso Réveillon, com 15 minutos de fogos de artifício, através de oito balsas, e teremos ainda o maior relógio de contagem regressiva do Brasil, na Big Wheel”, diz.


Cuidados com a pandemia precisam continuar

Secretária Leila (foto Renata Rutes)

A secretária de Saúde de Balneário, Leila Crócomo, afirma que há preocupação com a nova variante e que o foco é lembrar as pessoas de que elas precisam se vacinar. 

“Com o avanço da vacina a gente garante que as pessoas estão protegidas, mas tem todo o lado emocional, que as pessoas precisam desse contato. A praia com essa ampliação atrairá mais pessoas, então o que cabe à nós é orientar, tudo o que temos feito desde o ano passado”, pontua.

Leila disse que reforçarão que é importante evitar aglomerações – principalmente em lugares fechados e sempre que possível o uso da máscara. 

“Hoje as internações, os casos graves, dois terços são de pessoas que não tomaram a vacina, então o nosso foco vai ser a vacinação e essas orientações de cuidados, fazendo com que as pessoas entendam que a vacina é a nossa esperança”, completa.


Confira abaixo como cada secretaria se preparou durante o ano e como vai atuar no Plano Verão

Estrutura criada para o verão: Centro de Controle Operacional Verão (CCO); Fiscais de Postura; Força de segurança integrada; equipe de limpeza e equipe de saúde.

*CCO

Base que será implantada entre a Rua 1.500 e Tamandaré, com a participação de todas as forças de segurança (a prefeitura está em negociação com a Polícia Civil, porque o objetivo é ter no local uma ‘delegacia móvel’, inclusive com celas) e também secretarias municipais. 

O objetivo é ser um ‘centro de resposta rápida’, atendendo denúncias e dúvidas de moradores e turistas, além de medição de pressão arterial, glicemia capilar, curativos, orientações e acolhimento, divulgação de atividades esportivas que acontecerão na praia e de projetos como Praia Acessível (que terá três pontos na praia central), Abraço à Vida e Abraço à Mulher (que também atendem turistas no verão).

*Guarda Municipal

Haverá 170 guardas municipais empenhados 24h na Operação Verão.

Acontecerão operações por toda a cidade como a Operação Mar Azul, Saturação nos Bairros e BC Mais Segura.

A Guarda também auxilia nas fiscalizações do Abraço Animal, atendendo denúncias e fazendo fiscalizações de maus tratos aos animais.

*Corpo de Bombeiros

Serão 109 guarda-vidas sob a supervisão de 6 bombeiros militares;

Um Grupo de Busca e Salvamento com serviço 24h localizado na Barra Norte;

A praia central conta com videomonitoramento;

Serão 13 postos de guarda-vidas, 6 cadeirões (incluso praias agrestes);

Uma embarcação utilizada para o resgate e salvamento e duas motonáuticas.

*Polícia Militar

Comandante da PM citou que se necessário Balneário terá um reforço além dos 74 previstos (Foto Renata Rutes)

Reforço no efetivo de 74 policiais convencionais (virão 120 ao total para a região que, segundo o Tenente-Coronel Daniel Nunes da Silva, poderão vir para Balneário se necessário e vice-versa, com Balneário auxiliando as cidades que precisarem) + Cavalaria de Joinville e São José, e as tropas do BOPE e Choque se necessário;

Os PMs focarão na preservação da ordem pública, identificação, aplicação e obtenção de recursos, antecipação e solução de problemas.

O foco está na análise criminal com a identificação diária das causas dos problemas e policiamento preventivo nos principais pontos da cidade, com ações diárias de fiscalização (mar, terra e ar).

*Resgate Social

O Resgate Social, que auxilia as pessoas em situação de rua, receberá uma atenção especial com uma campanha que envolverá as forças de segurança e também os comerciantes, donos de restaurantes e hoteleiros, com o objetivo de incentivar que moradores e turistas não dêem esmola.

Prefeito Fabrício destacou a necessidade de moradores e turistas não darem esmola (foto Renata Rutes)

Serão 170 pessoas na ação, com equipe de patrulha social, motocicletas, veículos utilitários e ainda a Casa de Passagem (espécie de albergue municipal), passando por pontos críticos e conhecidos como semáforos, agências bancárias, shoppings, calçadão da avenida central, Hotel Ilha da Madeira, Praça da Cultura, camelódromo, mercados e até mesmo a Igreja Embaixada do Reino de Deus (onde os mendigos costumam ir pedir por comida, etc.).

*Fiscalização

A Fiscalização de Posturas atuará com 170 fiscais atuando nas praias junto aos ambulantes e coibindo a presença de animais domésticos na areia.

*Verão com Saúde

As equipes serão ampliadas para garantir o atendimento de turistas e moradores (PA da Barra, UPA Nações e Hospital Municipal Ruth Cardoso). O atendimento ao turista com suspeita de Covid-19 inicialmente deve ser ofertado a rede privada de atendimento (Unimed e Hospital do Coração), e como referência para atendimento SUS aos pacientes sintomáticos Centro do Covid, anexo ao Ruth Cardoso.

No Réveillon, haverá atendimento de ocorrências pré-hospitalares e atendimentos de baixa complexidade na praça Almirante Tamandaré, molhes Pontal Norte e Barra Sul.

Testes rápidos de HIV/AIDS, hepatite e sífilis também serão realizados aos finais de semana no CCO, na praia central.

A Vigilância Epidemiológica monitorará diariamente os casos, como já o faz desde o início da pandemia, bem como rastreará casos suspeitos ou positivos de Covid em passageiros dos navios.

A Vigilância Sanitária irá fiscalizar a disseminação do Covid, intensificará o combate à Dengue (através de visitas nos imóveis) e intensificará também o combate à proliferação de escorpiões e pombos.

*Praia Limpa

Haverá também através da Secretaria do Meio Ambiente o projeto Terra Limpa, focando em educação ambiental com distribuição de sacolas, identificação de crianças (em 9 pontos da praia). De 27/12 a 01/03.

*Secretaria de Turismo

Atendimento PIT ao acesso de ônibus turísticos;

Informação através de QR Code/WhatsApp em vários pontos da cidade;

Treinamento de atendimento ao turista para ambulantes, guardas municipais, guarda-vidas e PM;

Eventos de Natal, Réveillon e Carnaval (todos seguem mantidos).

*Fundação Cultural

A Fundação Cultural é responsável pela parte organizacional da programação do Natal, além das feiras que acontecem pela cidade, com a da Cultura (sábado das 9h às 15h na praça da Cultura); Feira de Verão (quarta, quinta, sexta e sábado das 16h às 22h na praça da cultura); Feira de Natal (sexta a domingo das 16h às 22h na praça Higino Pio – até 06 de janeiro); Feira da Barra (aos domingos das 14h às 20h na praça do Pescador, no Bairro da Barra; Feira da Rua 200 (quarta e sábado das 7h às 12h); Vila do Artesanato (quarta a sexta das 14h às 18h e aos sábados das 9h às 15h, na praça da Cultura).

*Fundação Municipal de Esportes

  • Arena esportiva de verão – no Pontal Norte (contemplará atividades esportivas, culturais, lazer e entretenimento gratuito com programação ainda de torneios profissionais de beach tennis, vôlei de praia, futevôlei e o Futebol das Estrelas.
  • Verão SBT na Praça Almirante Tamandaré (de 15 de janeiro a 8 de fevereiro) – Haverá uma série de atividades na orla da praia.
  • 57º Campeonato de Futebol de Areia.

*Secretaria de Educação

915 crianças estão inscritas no polo de férias, possibilitando atendimento aos filhos de quem trabalha na temporada.

Secretaria da Pessoa Idosa

Apoio à idosos perdidos na cidade;

Cadastro e identificação de idosos no PIT;

Colônias de férias de segunda a sexta para moradores e turistas, com diversas programações gratuitas.

*Secretaria de Obras e Serviços Urbanos

A Avenida Atlântica e demais avenidas principais, de acesso e contorno, receberam melhorias em infraestrutura e paisagismo;

Para obras de ampliação da praia foram retirados equipamentos esportivos e recolhidas as bateiras e semelhantes;

Limpeza e drenagem – Lavação de praças e pisos, serão realizadas com a frequência necessária junto ao Teatro, Praça Higino Pio, Calçadão da Central, Praça da Bíblia (Cultura) e locais de alto tráfego, e também limpeza de bocas de lobo.

Bairro da Barra – Foi implantado um canteiro com o letreiro ‘Eu amo a Barra’ e foi efetuada a melhoria na ponte com bancos e paisagismo, para se tornar mais atrativo.

Taquaras – Recebeu meio-fio para estacionamento diagonal e foi restaurando o acesso à areia, com muretas e novos decks de acesso em alguns pontos.

Laranjeiras – As melhorias foram concentradas nos locais recuados, como calçadões.

Estaleiro e Estaleirinho – As praias com certificação Bandeira Azul receberam asfaltamento em três ruas de acesso à orla.

Serviços na temporada – vistorias semanais; mais de 1000 contentores com capacidades variadas; quantidade de lixeiras foi triplicada (de 300 para 900 unidades, na praia central); trabalho de limpeza na praia receberá reforço de três novos tratores, para rastelar e propiciar aeração; a Ambiental terá 660 funcionários em toda a operação; uso de 24 veículos.

No Réveillon, atuarão 300 pessoas com apoio de 14 máquinas, 16 caminhões e 04 camionetes (para a limpeza pós Virada).

*EMASA

A capacidade de tratamento de água passou de 670 para até 1.300 litros por segundo, melhorando o abastecimento, incluindo:

Nova de Estação de Recalque de Água Tratada (ERAT): maior e mais moderna;

Novo Reservatório concluído ETA: tanque armazena 3,4 milhões de litros e abastece todos os reservatórios da cidade;

4 novos filtros e novo sistema de bombeamento;

Interligação da nova rede de 800mm de água bruta: ampliando a capacidade de transporte de água do Rio Camboriú até a ETA;

Novo tanque de contato: aumentou o tempo de contato do cloro com a água, otimizando a inclusão deste produto.

Abastecimento Praias Agrestes: Rede de água; Estaleiro, Estaleirinho, Laranjeiras e Taquaras; Dois reservatórios; investimento: R$ 8 milhões.

A EMASA fez um acordo com rizicultores de Camboriú para reservar água em suas áreas de produção de arroz, a medida faz a reposição da água no rio, garantindo a vazão necessária para captação nesse período, em que a demanda aumenta significativamente. 

Haverá também campanha para uso consciente da água.

*Segurança viária

Ações: manutenção de sinalização vertical e horizontal em vias públicas e ciclofaixa na praia central.

*Temporada de cruzeiros – dezembro/2021 a abril/2022

Ações: implantação provisória de área sinalizada exclusiva para embarque e desembarque de operação receptivo turismo, táxi e transportes por aplicativos; equipe de Fiscalização de Transportes em operação nas chegadas dos transatlânticos para coibir transporte clandestino.

*Fiscalização de trânsito

Fiscalização intensiva no combate a clandestinidade e irregularidades no transporte remunerado de passageiros;

Alinhamento e fiscalização para cumprimento do sistema de rotas de circulação de ônibus turístico;

Patrulhamento e monitoramento de trânsito no que tange a parada, circulação e estacionamento.

Serão dispostos para as operações de fiscalização: 14 motocicletas viaturas; 13 viaturas e 73 Agentes de Trânsito.

Haverá campanhas de conscientização sobre conduta, circulação e compartilhamento das ciclovias e ciclofaixa da Avenida Atlântica, além de incentivo ao uso de modais alternativos (bikes, patinetes, etc.) para evitar o uso de veículos.


The post O verão em Balneário Camboriú: Réveillon está mantido e temporada deve ser ‘histórica’ first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também