Página 3 doa todo seu acervo ao Arquivo Histórico de Balneário Camboriú

Relacionadas

O Página 3 doou nesta segunda-feira, 12, todo seu acervo ao Arquivo Histórico de Balneário Camboriú, comemorando a passagem dos 30 anos do jornal e dos 57 anos da cidade.

Esse acervo, composto por fotografias em papel, jornais impressos, revistas e arquivos digitais, é o maior registro contínuo da história de Balneário Camboriú realizado em qualquer época.

A jornalista Marlise Schneider Cezar, que zelou pelo acervo desde seu início, em 1991, entende que o Arquivo Histórico tem mais recursos para conservar o material, pois seus funcionários são especializados.

A jornalista Marlise Schneider Cezar, conhecendo parte das instalações do Arquivo Histórico de BC.

A importância desse acervo crescerá com o decorrer do tempo, quando futuras gerações se interessarem e precisarem pesquisar sobre o período de três décadas compreendidas entre 1991 e 2021.

O acervo é composto por:

  • 33.043 fotografias em papel fotográfico, catalogadas e indexadas. 
  • 5.000 fotografias em papel fotográfico, não catalogadas.
  • 24 volumes encadernados em capa dura, contendo os jornais impressos nos anos compreendidos entre 1991 e 2007.
  • 970 arquivos digitais contendo as edições do Página 3 entre março de 2003 e dezembro de 2018 e exemplares impressos avulsos.

Também integram o acervo, edições do Página 3 em espanhol, produzidas quando os turistas argentinos vinham a Balneário Camboriú em grande quantidade e exemplares da revista Melhores Imóveis que durante algum tempo foi o principal veículo de publicidade impressa para o setor imobiliário da cidade.

A técnica em restauração do Arquivo Histórico, Lilian Martins, confirmou que se trata da maior doação já recebida pela instituição e informou que o material estará disponível para pesquisas dentro de algumas semanas.

Durante 30 anos o Página 3 registrou e guardou esses registros do cotidiano da cidade.

Consultada pela reportagem, a professora Denize Aparecida Rodrigues da Costa Leite, presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, escreveu que “a importância dessa doação do Jornal Página 3 é imensa. São 30 anos de acervo, com memórias e histórias de Balneário Camboriú e região; fotografias importantes para a cidade e para o seu povo. São 30 anos de eventos, fatos políticos e transformações da estrutura do município. A Fundação Cultural fica muito agradecida e feliz por receber esse presente. O Arquivo Histórico vai valorizar o seu acervo com essa doação. Aproveitamos para parabenizar o Jornal Página 3 pelos 30 anos de relevante prestação de serviço de trazer informação séria e honesta aos leitores”.

São cerca de 40.000 fotografias em papel fotográfico, na maioria catalogadas e em caixas de arquivo.

The post Página 3 doa todo seu acervo ao Arquivo Histórico de Balneário Camboriú first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também