Palestras e Concertos sobre música eletroacústica

Relacionadas

O primeiro encontro do ciclo de palestras e concertos sobre Música Eletroacústica vai acontecer no próximo dia 4, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, de Balneário Camboriú, ministrado pelo músico e especialista no assunto, Fliblio Ferreira de Souza. O evento é gratuito, aberto a todos os interessados e não requer experiência musical prévia.

O tema será ‘O surgimento da música eletroacústica na Europa e no Brasil’, em que o músico abordará o conceito e a apresentação desse gênero musical aos participantes, antecessor e vanguarda das diversas manifestações musicais que se utilizam do emprego das tecnologias de gravação, manipulação e reprodução do som, como é o caso da música eletrônica atual, do rap, do funk eletrônico e do pop, entre outros.

O objetivo é proporcionar uma primeira visão sobre o que é o universo de música eletroacústica, como surgiu e como está inserida e manifesta nos diversos meios midiáticos da atualidade. A palestra-concerto, assim nomeada pois as escutas são intercaladas por momentos de explanações e exemplificações mais duradouras do que em um concerto comentado tradicional, é destinada ao público em geral, apreciadores de arte e cultura, músicos e estudantes de música, produtores e demais interessados em música e tecnologia.

“Trata-se de um ciclo de concertos comentados de música eletroacústica, evento gratuito, com finalidade sócio-cultural, visando a formação de platéia na área de música e tecnologia aplicada. Tal medida também busca promover o enriquecimento da diversidade cultural, oferecida ao público interessado em geral”, disse Fliblio.

O projeto tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC).

Informações: www.fliblio.com.br 


O palestrante

Fliblio Ferreira (foto) é vencedor de alguns dos principais prêmios de composição erudita do país, entre eles o Prêmio Funarte de Composição Clássica e o Prêmio Nacional de Composição Música Hoje.

Graduou-se no Curso Superior de Composição e Regência e em Licenciatura em Música, ambos pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Concluiu o Bacharelado e a Licenciatura em Letras, ambos na Universidade Federal do Paraná (UFPR), e se especializou em Análise Musical pela EMBAP. É mestre em música e tecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), um dos polos de referência mundial no assunto.

Participou de inúmeros cursos e festivais internacionais, destacando-se o Festival Internacional de Campos do Jordão (2006 e 2008) e o curso de Film Scoring, da Berklee College of Music (2016). Entre a sua produção estão obras para as mais diversas formações instrumentais de música popular e de música de concerto, desde músicas solo até obras para grande orquestra. Atualmente, Fliblio Ferreira é Doutorando em Música e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas, (UNICAMP) e é membro da Sociedade Geral de Autores e Editores da Espanha. Seus estudos de aprofundamento são sobre a espacialidade sonora e a aplicação da música eletroacústica em contextos interartes.


Mais encontros

2/12/19 – 19h. Tema: A espacialidade na música eletroacústica

3/02/20 – 19h. Tema: A música eletroacústica para o audiovisual

2/03/20 – 19h. Tema: Música eletroacústica mista.

6/04/20 – 19h. Tema: Eletroacústica em seus usos comerciais 

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também

Lavanderia no Municípios sofreu incêndio em Balneário Camboriú, ninguém se feriu

Uma lavanderia localizada na Rua Blumenau, no Bairro dos Municípios, sofreu um incêndio na noite de quarta-feira (28). Ninguém se feriu. Segundo o Corpo de...

Governador Carlos Moisés deverá retornar ao cargo em breve

O governador Carlos Moisés, afastado do cargo através de um julgamento político, deverá voltar ao cargo tão logo os cinco deputados estaduais e...

Covid-19 volta a ganhar força na região

A secretária da saúde de Balneário Camboriú, Leila Crócomo, confirmou na noite desta segunda-feira que aumentou a procura na unidade de covid anexa...