Paratleta fisiculturista de Balneário Camboriú é destaque em competição internacional

Relacionadas

O paratleta fisiculturista de Balneário Camboriú, Tcharles Tiago Besing, 30 anos, venceu a categoria bodybuilding especial do MuscleContest International, ocorrido nesta semana, em Campinas/SP.

O esporte sempre fez parte da vida de Tcharles, que teve sua perna direita amputada por conta de um acidente de moto, e há sete meses ele se preparava para o concurso, onde sagrou-se campeão, além de ter sido o primeiro paratleta de Santa Catarina a participar e competir como fisiculturista especial.

Tcharles sempre lutou artes marciais, jogava basquete, e há mais de um ano pratica natação e handebol (sendo um dos convocados para a seleção brasileira) no Instituto Catarinense de Esporte para Deficientes (ICED) com apoio da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) e Secretaria de Inclusão Social.

Ele conta que a preparação para o MuscleContest International exigiu muita dedicação, foco e disciplina.

“Eu treino há muitos anos, mas o foco principal foi nos últimos sete meses, com treino correto de segunda a sábado e com dieta regrada onde os alimentos eram feitos e pesados, na balança, com quantidade de carbo e proteína correto e cinco refeições por dia”, relembra.

Nos últimos 15 dias antes da competição a dieta do paratleta ficou ainda mais restrita, com proteína.

“No dia fiquei super nervoso, pois nunca tinha participado desse evento tão grandioso, foi algo marcante”, afirma.

A categoria que Tcharles participou (bodybuilding especial) ainda não é oficial, mas ele comemora porque o primeiro passo, a inclusão de paratletas, foi dado, citando que ‘nada é impossível quando se tem foco, compromisso e determinação’ e que ‘mais vale ter uma mente inteira e um corpo mutilado do que ter um corpo bonito e inteiro e uma mente destruída’.

“Foi uma satisfação pessoal de superação. Muitos atletas ficaram impressionados com a minha dedicação e por alcançar um corpo a nível de competição, que sabemos que não é nada fácil conseguir. Foi gratificante, pessoas que não me conheciam vieram me parabenizar, falaram que sou um exemplo de superação, até mesmo o campeão da categoria acima de 102kg veio me procurar, dizendo que eu estava melhor do que muitos atletas que têm as duas pernas”, salienta.

Próximos eventos e importância de patrocínio

O fisiculturista conta que já retomou seus treinos e segue na dieta, focado em eventos que vão acontecer em breve, como o Rafael Brandão Classic 2020, que acontece nos dias 12 e 13 de dezembro. Porém, ele precisa de apoiadores e patrocinadores.

“Espero que essa vitória me ajude nisso. É muito importante esse patrocínio e apoio, com suplementos, inscrições para os eventos, vitaminas, manipulados, nutricionistas e roupas”, acrescenta.

Os atuais apoiadores/patrocinadores são: MFC – Mallon Fitness Center e Helio Henrique (treinador esportivo).

Quem puder apoiar/patrocinar pode entrar em contato pelo fone / WhatsApp 47 99910-3027.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também

Moradora de Balneário quase se afogou na Praia dos Amores

Uma mulher de 52 anos, moradora de Balneário Camboriú, foi resgata por guarda-vidas, na tarde de domingo (29), na praia dos Amores. Segundo o...

Golpe não dá certo e governador Carlos Moisés voltará ao cargo

O Tribunal Especial de Julgamento de Carlos Moisés, referente ao caso do reajuste dos procuradores, continua reunido, mas as declarações de voto de...

Prefeitura de Balneário Camboriú abre processo seletivo para Educação, Esporte, Saúde e Gestão Administrativa

A prefeitura de Balneário Camboriú abriu nesta quinta-feira (19) processo seletivo para contratação de profissionais para prazo temporário nas áreas da Saúde, Educação,...