Paulo Roberto de Souza é o novo presidente da Academia de Letras de Balneário Camboriú

Relacionadas

O funcionário público Paulo Roberto de Souza, mais conhecido como Paulão, integra a Academia de Letras de Balneário Camboriú desde 2010 e no final do ano foi escolhido para presidir a instituição.

Ele é autor do livro ‘De Mendigo a Milionário’, sua autobiografia onde conta a história de como virou marinheiro e antes dos 20 anos conheceu boa parte do mundo a bordo de grandes navios, mas perdeu tudo para o alcoolismo e acabou se tornando mendigo.

A eleição ocorreu nos dias 30 e 31 de dezembro. Ele foi eleito com 87% dos votos (a Academia de Letras de Balneário tem 40 ‘acadêmicos’).

“São quase 11 anos como acadêmico. Eu já havia sido diretor de compras e tesoureiro, e nestes próximos dias assumirei como presidente. A posse será virtual, assim como todas as nossas reuniões já vêm sendo, pois a maioria de nossos acadêmicos são idosos, e prezamos por ser virtual por isso”, explica.

Gravação do documentário do livro de Paulo, De Mendigo a Milionário

Ele é funcionário público de Balneário há 12 anos, cidade onde mora desde 1999. Paulo chegou aqui em situação de rua e conseguiu se reerguer. Ele atuou no departamento de Resgate Social (atual Abordagem Social) como diretor, além de ter sido secretário de Inclusão Social.

“Estar presidente da Academia de Letras é uma honra enorme e também responsabilidade. Sei que não é algo fácil, são diversas mentes e ideias que integram a Academia, mas já propus que a minha presidência seja compartilhada, o que é algo inédito. Quero que os outros membros deem sugestões, quero inovar”, diz.

As propostas

Paulo antecipou algumas de suas ideias, como o Chá das 5, um projeto onde os acadêmicos irão se unir em um café ou restaurante da cidade para debater mensalmente, além ainda do Café Filosófico, onde a comunidade também poderá participar e interagir.

“Na pauta de minhas propostas também está a discussão da retomada da Feira do Livro, que era organizada pela Academia há alguns anos e fez muito sucesso na cidade. Vamos aumentar também a parceria com a Câmara Setorial de Literatura, para junto deles fomentarmos mais a cultura da literatura em Balneário, com o objetivo de conseguir incentivos para que novos escritores consigam publicar suas obras, correndo atrás de patrocínio”, completa.

O novo presidente escreveu outras obras além ‘De Mendigo a Milionário’, como ‘O Diário de Bordo da Kombi’, ‘O Mendigo e a Psicóloga’, ‘Bernadett, A Moralista’ e ‘A Síndrome de Estocolmo’.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também